domingo, 4 de outubro de 2009

Sobre a Olimpíada ...

Tem que comentar, né? É o acontecimento da semana, do mês, do ano. Confesso que, dada a distância geográfica, estive um tanto distante da discussão.

A primeira coisa que vem à cabeça é: "Porra, o Nuzman vai meter a mão outra vez" - Mas, a verdade é que as coisas precisam ser analisadas por outros ângulos. Vou apresentar dois.

A Imprensinha do bem, Juquinha e sua turba enfurecida mostram a escolha do Rio como sede da Olimpíada, de maneira nada olímpica. Criticam o óbvio, comparam com Londres e pintam o diabo da corrupção e da bandalheira, sempre de maneira minímalista.

Em princípio, Comparar a estrutura que está sendo construída aqui com a que o Rio terá é, no mínimo imoral. É o mesmo que dizer que, se você só pode se casar, se puder bancar uma festa igual ou melhor a do Fofucho com a Cicarelli.

"Sua noiva não é modelo? Não vai ser em um castelo da Europa? A Caras não vai cobrir? Sem Boing fretado para os convidados? Então não pode !!!"

Não existe comparação entre estruturas tão distintas. Comparar a organização da Copa de 2010 com a anterior é o mesmo. Na Europa sobra dinheiro, as cidades já estão prontas, tudo que é investido têm retorno garantido e além do mais, o legado é muito bem aproveitado depois.

Agora me respondam; Dá para investir um bilhão de dólares em um estádio na África do Sul? Para fazer o que com ele depois?

Porém isso é argumento suficiente para não fazer? O pré julgamento, ou melhor, a pré condenação é justa? Se as cidades não possuiam infra estrutura, então nunca serão dignas de ter um dia? O sofrido povo sulafricano não merece ter um upgrade nos transportes, na segurança, comunicações e demais melhorias que ficarão após a Copa?

Voltemos aos "sérios comentaristas esportivos. Ora, essa gente que leva seus desafetos pessoais para as redações, nada faz para mudar a ordem das coisas. Ao invés de criticar pura e simplesmente, porque não tentar mobilizar para alterar o status quo? Se as pessoas que irão administrar não prestam, a solução é atirar pedras na iniciativa? Usar o surrado argumento da patifaria generalizada é suficiente para inviabilizar o evento?

Sobre isso, Felipe Giocondo, do blog palestrino Sobre Porcos e Ratos, muito bem escreveu:

"E viva o Brasil

Certa vez, ao chegar em casa, um sujeito encontrou sua mulher no sofá com outro cara. Descobriu, logo depois, que aquela cena se repetia há tempos, sempre no mesmo velho e rasgado sofá.
Eis que, para acabar com a farra, o sujeito se livrou do sofá e pensou, que assim, estaria livre das traições da mulher.
E é pensando dessa forma que muitos torceram contra o RJ na votação de hoje. Porque aqui no Brasil os políticos são corruptos, os empreiteiros superfaturam obras, o povo não fiscaliza e depois reclama que é roubado.
Porque só nesse pais se reelegem corruptos, presidente deposto volta para a política, governador indiciado é o deputado mais votado do país.
A culpa de tudo, claro, são dos nossos políticos de merda. Vai ver que e por isso que elegemos um Frank Aguiar, pra ver se a coisa muda de figura. Ou mesmo Ademir da Guia, Biro-Biro.
Dizem que o Brasil não pode receber uma Copa do Mundo e muito menos as Olímpiadas na sequência porque todo mundo que organizar vai levar o seu por fora.
Querem punir o Brasil e o povo brasileiro porque somos incapazes de punir aqueles que nos roubam. Então é mais fácil tirar o sofá da sala, entende?
Hoje, mais uma vez, me orgulhei do país em que vivo, em que nasci. Mesmo que aqui tenhamos de tudo, a começar por muita gente descompromissada e corrupta. Mas temos o outro lado, do povo hospitaleiro, do jeito simples, do orgulho pelas coisas da nossa terra.
E é disso que é feita uma festa como as Olímpiadas. Do povo, da energia da população, da receptividade com quem vem nos visitar, não importando se ali temos pretos, brancos, judeus ou latinos.
Se eu pensasse como essa gente iria sugerir que acabassem com os blogs, porque se alguns usam o espaço pra mentir ou ser irresponsável, é melhor matar o "meio" de uma vez. Ou tirar o sofá da sala.
Parabéns Rio de Janeiro, parabéns povo brasileiro."

Na sexta-feira, quando estive com vários espanhóis, me impressionou a reação da turma. As pessoas me davam parabéns e diziam que era um grande orgulho sediar um evento tão importante, na verdade, os dois maiores eventos esportivos mundiais em tão curto espaço de tempo.

Porque não parar de espinafrar e tentar compreender o que o mundo todo já sabe. A imagem do país mudou. E para melhor. A economia é estável, a democracia também, Lula transformou o Brasil em protagonista e a intelligentzia internacional pôde sacar que as grandes idéias não saem obrigatóriamente da cartola de intelectuais e pensadores. Um operário pode fazer diferença.

Então, deixemos os preconceitos e o complexo de vira-latas de lado e pensemos em formas viáveis de controle dos gastos e da troca das maçãs podres que dominam os viciados meios político e esportivo nacional. Assim teremos o legado estrutural e moral para fazer do novo gigante mundial um lugar decente para se viver.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tito, respeito seu ponto de vista e continuo desaprovando a realização de copas e jogos olímpicos no Brasil.
Não acho que tenho complexo de vira-latas e muito menos sou um Pacheco da vida.

Acho simplesmente pornográfico gastar 29 BIlhões (esses são os números de agora, que facilmente chegarão a 300 BIlhões no final da obra). Que bom seria se um governo gastasse esse valor no país todo, em favor dos que tem menos, que menos podem. Ou quem você acha que estará nos estádios da Copa e nas Arenas Olímpicas ?

O Pan nos mostrou que aqui é sim o país do super-super-superfaturamento. O Pan custou 10x mais que o orçamento inicial. E as instalações ? Quase na totalidade terão que ser demolidas e construí-las novamente. Um gasto como esse é imoral num país onde, apesar dos esforços do Lula, a maioria da população não tem porra nenhuma. E o que farão com os elefantes brancos depois dos jogos ? A mesma coisa que fizeram com as instalações do Pan ?

É só minha opinião, claro. Pode ser que realmente tudo mude. Mas eu acho muita ingenuidade achar que os gastos serão controlados. Muita gente vai lavar a égua. E como eu disse no Cruz, qual a diferença entre o BNDES enterrar dinheiro no Panetone ou num novo Maria Lenk. Qual a diferença entre cartolas bambis lavando a égua ou os amigos do rei ?

Já morei no Rio por 3 anos. Pergunto a amigos o que mudou depois do Pan. Nada. E acredite, conheço carioca cético sobre a realização desses Jogos.

abs

Tito disse...

Pô Fábio, vc sabe que 50% dos equipamentos esportivos de Londres são desmontáveis e serão vendidos depois dos jogos?
Isso é um dos exemplos de como gastar com mais sabedoria, se bem que por aqui o orçamento já estourou faz tempo.
Sei lá, cara, imagino que se as melhorias não forem feitas aproveitando a Copa e a Olimpíada, nunca nada será feito e temos que mostrar para nós mesmos a nossa capacidade de executar coisas direito.
E, para terminar, os vira-latas são nossos amigos da impren$inha; Juquinha e sua turma.
abs

Anônimo disse...

Eu não questiono nossa capacidade de organizar eventos. O brasileiro não é melhor nem pior que ninguém. É tão capaz quanto. Se bem que no Pan, o Softball não aconteceu pq o local não ficou pronto (!!). Vexame mas azar das meninas que praticam esse esporte.

E sobre as melhorias na infra-estrutura da cidade, acho válido. Só que, na minha modesta opinião, isso é obrigação de todos os governos e prefeituras. Em SP, infelizmente, o governo inaugura uma nova estação de metrô a cada 4 anos, coindidentemente no ano da eleição.

Mas fico pensando que quantas capitais (pra ficar só nas capitais) não necessitam desse investimento. Só acho injusto tanta grana em uma só cidade, dada a nossa condição econômica e das injustiças sociais. Não falo nem por SP, que virou um lugar impossível se se viver. Isso aqui acaba antes da copa de 2014.

abs