quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Líbero ?!?!?!?!?!



Líbero; No latim līberō, no galiciano libero, no italiano libero, no inglês liberate

Para quem não sabe, esse é o nome da empresa do jornalista Fabio Finelli que, faz a assessoria de imprensa da SE Palmeiras. Finelli inclusive, foi um dos vários sócios do clube que, fez parte da famigerada lista negra, dos tempos de Mumu, The Ruler, por ser um severo crítico dos métodos do Sapo Boi. Passadas as trevas veio a luz, a Líbero Comunicações assumiu a AI e a vida seguiu ...

Mas, quem diria que, em casa de ferreiro os espetos eram de madeira. Bastou a divulgação, no Cruz de Savóia, de um suposto problema interno com o time, após a estranha e inesperada derrota para o Flamengo para que a empresa do referido jornalista passasse a atuar como censora de alguns blogs Palestrinos. Para isso, segundo consta, não faltaram desmentidos malcriados, ameaças telefônicas, quiprocós no Twitter.

Desqualificar a informação, se esta não corresponde a verdade é, definitivamente, a função do departamento de comunicação. Mas daí, partir para a intimidação de blogueiros e seus parceiros é imoral e inaceitável. A Líbero optou por jogar na lama a biografia de lutas de seu proprietário e isso é uma opção pessoal, a qual, não tenho direito de criticar.

Tenho muita dificuldade de acreditar que tais procedimentos tenham sido usados com a anuência do presidente Belluzzo. Contudo, ao representar o clube, usando métodos nada ortodoxos de persuasão, a assessoria de imprensa está denegrindo, também a imagem do Palmeiras e do Professor. Mas isso é assunto para um brilhante texto de Ademir Castellari e que será reproduzido, na íntegra, abaixo.

Antes de passar para a carta do Ademir, quero deixar claro que, não concordo com tudo o que o Cruz de Savóia publica e tampouco sou vassalo de quem quer que seja.

Mas não me furto opinar e deixar pública minha repulsa pelos acontecimentos recentes. O que eu quero é rememorar o Sr. Finelli sobre os dias de trevas, “página infeliz da nossa história”, como dizia o poeta. Tempo em que o “novo senhor da verdade” era um torcedor indignado como o Seo Cruz e que, tinha um espaço na internet para publicar seus textos recheados de insatisfação e onde nunca se furtou em divulgar a mesma sorte de denúncias.

É, caro Fabio, algumas pessoas lembram dos seus tempos de luta e da forma como você utilizava um teclado para mandar seu recado. Mas isso foi lá atrás, quando era um torcedor e não um profissional, não é mesmo?

E viva a liberdade de expressão !!!!

"Caro Professor Beluzzo

por Ademir Castellari in Forza Palestra

Havia eu resolvido não me manifestar sobre os oito (08) pontos perdidos, de nove disputados, que nos dariam, sem sombra de dúvidas, o título antecipado do certame em disputa. Havia decidido que era hora de continuar apoiando, independente daquilo que as aparências – e algumas informações – nos apresentavam. Havia – como já fiz em outras oportunidades – resolvido me calar, pelo meu bem, pelo bem de nossa torcida, mas principalmente, pelo bem do Palmeiras, aliás, o objetivo maior – aquele que move esse espaço.

Mas, os últimos acontecimentos pedem um posicionamento. Vamos a eles, seus desdobramentos e aos lamentos.

Analisando tabela, classificação e resultados, a derrota de domingo não foi de toda desastrosa, afinal o Flamengo – por mais rivalidade que tenhamos, e principalmente por ela – é um resultado comum. No futebol se vence, se empate ou se ganha. Contra grandes, como é o caso do Flamengo, uma derrota mesmo em casa é ‘normal’. O fato é que ela veio de maneira inexplicável, sem entrega, sem luta, com acomodação. Parecíamos um pequeno perdendo para um gigante. Some-se a isso o fato de termos empatado em casa contra o ‘gigante’ Avai e perdido para o rebaixado Náutico e pronto, bastou para alguns, os menos conformados, procurarem as razões para isso.

A busca pelas razões fez com que alguns fossem buscar suas fontes e ‘descobrissem’ problemas internos. Elenco rachado, falta de acerto na premiação, ‘baladas’... Não se sabe se os resultados da busca são a realidade dos fatos, mas o que isso importa?! Nada diferente do que aconteceria com a ‘grande mídia’, aquela que nos fustiga e que inspirou o nascimento de muitos de nossos espaços (para o contraditarmos nesse caso).

Esqueça-se nesse caso, para eu poder explicar o meu ponto de vista, o fato de haver uma ‘singela’ diferença entre a notícia sobre falta de um possível acerto de premiação dada pela grande imprensa e a dada por um blogueiro Palmeirense. Serei direto, a dada por um blogueiro Palmeirense (Palestrino) é, sem sombra de dúvidas, na busca de chamar a atenção para um fato que poderá atrapalhar a caminhada para o objetivo que nos move; serei ainda mais direto, tenta essa impedir que fatores extra campo atrapalhem a busca por um momento de êxtase, aquele do título, da conquista e da glória, advinda de um simples e sincero desejo de sermos novamente – ora veja – campeões nacionais.

Quem enxerga outro objetivo para além desse deve se tratar. Quem deseja cercear isso deve, imediatamente, ser afastado de suas funções no clube que tanto amamos.

É disso que quero falar; e falo diretamente a uma pessoa, aliás, nem sei se sabe que estão, em seu nome, sujando sua biografia. Falo para o presidente do Palmeiras, falo para o economista, para o lutador pelos direitos individuais e pela democracia, Luiz Gonzaga de Mello Beluzzo. Em seu nome, ou contra o seu nome, estão cerceando, censurando, intimidando... Ontem, esses que hoje estão sendo censurados, lutaram por vossa eleição a frente dos destinos do Palmeiras justamente para acabar com práticas que hoje lhes são impostas.

Alguns desses não lhes cortejam, às vezes lhe são até antipáticos e desrespeitosos, mas jamais esperavam que vossos seguidores os fustigassem e perseguissem por pensarem diferente.

A história é pródiga em exemplos desse tipo. Revolucionar as revoluções é o que de mais difícil existe em processos desse tipo, sei que conhece o ‘Sobre as Revoluções’ da pensadora Hannah Arendt; lá ela nos diz que justamente esse – o momento do passo adiante – é o mais difícil a ser dado, que a massa ‘cega’ é o que joga tudo a perder.

Por isso, peço – a quem sei que pode dar um basta nisso – que freie o renascimento do terror, quer dê um basta nessa sanha por pensamentos únicos e revanchistas, e que enxergue que são nas críticas, mesmo que as vezes sejam virulentas e até aparentem ser desproporcionais. São os críticos, na maioria das vezes, que nos fazem enxergar onde estão nossos pequenos (e até os grandes) erros; aqueles que nos cercam, nos elogiam, nos cegam, propõem cortes de cabeças (guilhotinam), invariavelmente, amanhã nos decapitarão...

Professor Beluzzo, não deixe que a nossa maior luta: o fim das trevas no Palmeiras, retorne como farsa, senão – sem dúvida nenhuma – ela se transformará em tragédia. Se isso acontecer a história não o absolverá, tenha certeza disso.

Forza Palestra!"

14 comentários:

Anônimo disse...

Tito,
só por curiosidade. Quais foram as atitudes da Libero com os blogs ?
O que ela censurou ? Quem ela ameaçou por telefone ? Que ameaças foram essas ?

O que eu li no Twitter foi um desmentido da assessoria sobre o problema de premiação, que não achei malcriada. O estranho seria ela dizer: "O Palmeiras parou de jogar pq existe um racha interno ou pq a premiação não foi acertada.".

abs

Pai da Princesa disse...

Seo Cruz é uma figuraça... Gosto de seus textos,apesar que em alguns momentos são polêmicos.

Ele me parece uma pessoa de propósitos firmes e minha impressão é que passa longe de ser um "criador de factóides".

Tito disse...

Fábio, segundo fui informado, aconteceram ameças via telefone para alguns blogueiros e seus respectivos parceiros, não foi só para o Cruz. Também houve um bate boca no twitter entre a Líbero e o Ademir, não sei se vc viu. Durante a discussão não faltaram ofensas e xingamentos ao Seo Cruz.
Na boa, existem várias maneiras de fazer o trabalho, de desmentir uma informação a escolhida foi a mais infeliz.
abs

Tito disse...

Marcelo, como escrevi, não concordo com todas as coisas que o Cruz escreve, mas são inegáveis alguns alinhamentos.
O que me incomodou foi a maneira como a Líbero atuou no episódio.
O Finelli foi um baluarte na luta contra a administração do Sapo Boi e agora tem atitudes muito semelhantes às usadas naqueles tempos.
abs

Daniel Modernel Junqueira disse...

Tito da uma lida no que eu disse a respeito disso

grande abraço!!

http://ilpalestra.blogspot.com/2009/10/o-que-dizernem-eu-sei-direito.html

Tito disse...

Já tinha lido ontem no Il Palestra Daniel. Bem legal e, apesar dos pesares, você foi ponderado.
Parabéns
Abs

Anônimo disse...

Não acompanhei esse bate boca no Twitter, só vi o desmentido, que não achei nada de mais.
Se houveram ameaças isso é muita baixaria.
Sobre as ameaças, ameaçaram com o que ? Bater nos caras ?
abs

Tito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Modernel Junqueira disse...

Tito, só tem um porém nessa história...

quem me ameaçou NÃO FOI ninguém da Assessoria. Pelo contrário.

Ameaças foram feitas sim mas por outros blogueiros.

mas esse assunto está encerrado pra mim e não quero mais falar disso!

Obrigado

Seo Cruz disse...

Velho, brigado pelo apoio novamente.

Gostaria de deixar registrado que nem eu concordo com tudo que eu escrevo - de verdade - mas acho legal ter o direito de escrever, e até de errar. Abraços!

Tito disse...

Daniel respeito sua vontade, companheiro. Toque a vida
abs

Tito disse...

Seo Cruz; A idéia é essa mesmo, não? O pensamento muda, assim como a vida muda e todos tem o direito de expressar o que sentem, acreditam, etc.
Tudo que é feito contra a idéia do livre pensamento é, para mim uma grande afronta e não tenho por que me calar!
abs

Emerson Machado disse...

Bom texto Tito, infelizmente estão acabando com nosso Palmeiras... Está sendo uma vergonha isso tudo...
Abraço!

Tito disse...

É Emerson, a coisa tá feia"
abs