sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Empate Heróico!

Time desfalcado de cinco jogadores e lutando até o último minuto pela vitória. Jogadores saindo do banco para resolver. Torcida cantando e vibrando sem parar. Isso foi o Palestra ontem.

Uma noite quer tinha tudo para ser negra; Sem DS7, adversário bom de marcação e rápido no contra golpe, campo molhado e Cleiton X em sua pior partida com a camisa do Alviverde Imponente. Se ao final do prélio o resultado não foi o esperado, a incompetência alheia ajudou.

Hoje o comentário escolhido é do Barneschi, do Forza Palestra:

"Com a alma e o coração:

Empatar em casa nunca é bom resultado. Menos ainda se for contra um time pequeno. Portanto, eu não me atrevo a dizer que foi positivo o 2 a 2 desta gelada noite de quinta-feira - nunca será! -, mas me permito tentar extrair algo de bom de um tropeço como este. Vejamos:


"Eu só quero que venham jogadores
Que honrem a camisa
E lutem sem parar"

A música sai da arquibancada e encontra resposta em um grupo de jogadores que parecem querer o título quanto nós. Talvez isso seja o suficiente para explicar a sintonia entre elenco e torcida, que pode fazer toda a diferença nas 10 batalhas que restam daqui pela frente.

No caso desta noite de quinta, por exemplo, a chuva parece ter afugentado os consumidores, deixando o estádio quase que em sua totalidade para os torcedores de verdade. Fomos somente aqueles que já esperávamos uma partida difícil, como serão todas as próximas. O comprometimento explica o apoio incondicional do primeiro ao último minuto, os aplausos ao final em reconhecimento à luta dos guerreiros e a esperança que não deixou de existir em nenhum momento dentro e fora de campo.


Acabou por ser um jogo emocionante, repleto de alternativas e quase sem padrão tático no último quarto. Foi assim porque o Palmeiras teve de abdicar de qualquer organização defensiva para buscar os gols que o colocariam em situação ainda mais privilegiada no campeonato. Veio só um, o de Robert, mas poderíamos ter sofrido o terceiro tanto quanto chegado lá. Eu prefiro enaltecer a coragem e a entrega do grupo e do treinador. Tropeços sempre acontecem, e o nosso estava por vir. Quando veio, contra o Avaí, conseguimos escapar da derrota.

Com isso, permanece a invencibilidade em casa (Palmeiras, SPFW e Grêmio podem ostentar esta marca até o final do campeonato) e a certeza de que temos um time que dificilmente deixa de somar pontos. Afinal, o Verdão entrou em campo 28 vezes neste campeonato e foi derrotado pelo adversário apenas duas vezes: pelo Internacional (0 a 2), lá no início, e pelo Vitória (2 a 3), mais recentemente. Os outros dois insucessos, contra
Goiás (1 a 2) e Coritiba (0 a 1), podem ser colocados na conta da arbitragem.

Tropeçamos, é verdade, mas fomos evitar o pior "com a alma e o coração", como pede a música. Seguimos com a vantagem de cinco pontos e temos agora mais 10 batalhas pela frente. A próxima, em Recife, tem tudo para ser bastante complicada, mas o horizonte parece bem favorável.
Estamos no caminho certo!"

Se o juizão não teve influência direta no resultado de ontem, pode ter no próximo jogo. O sr. de preto tirou Edmílson, Obina, Jumar e Vagner Love do próximo jogo. Mais um desafio para o "mistão verde", ainda sem Diego Souza que foi passear com a classificada seleção brasileira. Como será no dia da criança, poderemos ter um belo presente para os pequenos Palestrinos!

Pois é, não me lembro de nada parecido com isso contra as leonores nos campeonatos passados. Mas, aqui é Palmeiras e para nós é sempre contra tudo e contra todos.

Menos uma rodada para os concorrentes tentarem tirar a mesma diferença. Chances dimiuindo, probabilidade diretamente proporcional também. Só faltam dez ...

Nenhum comentário: