domingo, 25 de outubro de 2009

O Poder Corrompe ...

... e o poder absoluto corrompe absolutamente", já dizia o pensador. Parece que o velho clichê de Lord Acton pode ser aplicado a atual administração do Palmeiras. A figura do candidato acima do bem e do mal, do cara que chamou para si a responsabilidade das mudanças por um curto período de tempo, da inovação, do governar com todas as correntes, passou de sonho à pesadelo em menos de um ano.

A figura do professor que foi apoiado pela maioria dos setores da mídia verde, olha agora de cima para baixo e escolhe quem presta e quem é dispensável. Para isso, usa e abusa da sua assessoria de imprensa. Os Torquemadas Verdes escolhem as vozes e a forma como podem fazer comentários sobre as coisas verdes e não se furtam a condenar os que, não se alinham ao pensamento único, tentando impor o silêncio obsequioso. Assim foi com o Cruz de Savóia.

O fato é que o presidente acima de qualquer suspeita gostou de brincar de reizinho absolutista e não se furta a usar todos e quaisquer instrumentos para isso. O que foi vendido como solução, nada mais é do que um vulgar projeto de poder, se não pessoal, - o que eu particularmente duvido - para perpetuar sua tchurminha. Deixamos à pouco o período negro de Mumu e somos obrigados a engolir o período "tudo azul" de Belluzzo I, o Rei Sol.

O que com o Sapo Boi era um crime, hoje é visto como necessário e saneador. Pessoas que até outro dia esconjuravam os métodos do Darth Vader de Palestra Itália, agora se calam consentindo com a censura e a coação.

Criou-se uma nova ordem em nossa torcida. Agora há os Palmeirenses de primeira classe, os escolhidos para viver próximos do poder e os de segunda, os que contestam e são o lixo. Aqueles que por não estarem sempre de acordo viraram inimigos.

Ignorou-se a sábia máxima de Marx que, prega o necessário instrumento do pensamento inacabado: “onde cada indivíduo pode aperfeiçoar-se no campo que lhe aprouver e isso me possibilita fazer hoje uma coisa, amanhã outra, caçar de manhã e pescar à tarde, pastorear à noite, fazer críticas depois da refeição e tudo isso ao meu bel-prazer, sem por isso me tornar exclusivamente caçador, pescador ou crítico”.

Enfim, isso são opções políticas com as quais, não concordo, mas que estão aí. São problema de quem fez a escolha pela “delirante estupidez e ruidosa garrulice da burguesia democrática”, como um dia disse Nietzsche.

Contudo, não é salutar subestimar a capacidade dos de segunda classe. Afinal, nenhum ser humano é incapaz de se organizar politicamente e fazer valer o pensamento.

E voltando ao pensamento de Lord Acton: "A liberdade não é um meio para um fim político mais elevado; ela é em si mesma o mais elevado fim político.”

Para finalizar, deixo claro que tudo o que escrevi não muda, em nada minha forma de torcer pelo time de futebol e que quero, como todos, o título brasileiro. Não sou da turma do quanto pior melhor, para fazer prevalecer minha opinião. Também não vou ignorar que, os avanços administrativos da atual gestão do Palmeiras são visíveis e incontestes. Toda esta crítica é ao preço que se está pagando por isso.


2 comentários:

Anônimo disse...

Tito,
discordo de você. Já discordei outras vezes e te respeito pq você me parece do tipo de pessoa que respeita as vozes dissonantes e, principalmente, sabe dialogar com elas.

Apesar de ter um blog a pouco tempo, acompanho fanaticamente o Palmeiras a mais de 20 anos. Digo que graças a deus temos um presidente como Belluzzo. Graças a deus temos Belluzzo e não um Della Monica ou pior, um Mumu da picanha.

Claro que não bato palmas a tudo que a diretoria faz. Acho que nos bastidores ainda somos tratados como time pequeno. Mas é bom lembrar que foi essa gestão que segurou CX, DS e trouxe Love de volta. E é por isso que ainda estamos brigando pelo título, pra ficar só no time de futebol.

Não concordo com esse negócio de imposição do pensamento único nem com os palmeirenses de 2a classe. Alguns palmeirenses que vc chama de 2a classe, não eram considerados assim quando foram convidados a frequentar as benesses de camarotes VIP e reuniões com o Inquisidor Geral. Acho meio conveniente se colocar nessa posição de perseguido, quando na verdade sabemos todos quem estava acendendo a fogueira.

Nunca recebi os press releases da Libero. Só recebia seus "tweets" como seguidor. E muitos tweets eram informações relevantes que usei no blog. Além de ser um canal de comunicação que sempre fui atendido quando perguntei algo do time. Por isso fui e sou solidário a eles. Foi por uma briguinha com 2 ou 3 que mais de 1000 seguidores pagaram o pato.

Isso tbm em nada muda meu amor pelo time, seja ele campeão ou não. E acredito que vc não é dos qto pior, melhor. Mas não tenho essa opinião de todos os blogueiros da MP. Não me chame de chapa-branca pq não conheço o presidente, nem ninguém do clube. Não sou sócio, não serei nem quero entrar pra vida política do clube. E eu tbm não vejo tudo rosa, até pq isso é coisa de bambi.

abs do amigo que te admira pela postura e te respeita pela opinião contrária.

Fabio Tatú

Tito disse...

Fábio, o debate é muito bem vindo e salutar. Se vc tiver vontade de replicar aqui no blog, me mande o texto que eu publico.

Não se pode negar que o futebol deu passos largos na administração de Belluzzo e minhas críticas não vão para esse lado, referem-se puramente a conduta política da gestão. Em especial a atuação da assessoria de imprensa no trato com blogs verdes.

Acho lamentável, primeiro o comportamento da AI suspendendo os press releases, ameaçando e difamando o CS por conta de post sobre uma suposta crise no time.

Todos lá tem talento de sobra para desconstruir notícias desse tipo sem precisar apelar.

Depois pela postura de passar a informação de que a treta foi algo pessoal, feita pelo Carlos Lia. Esperava mais do Finelli.

Seguindo o raciocínio, se a Líbero representa o clube, então a diretoria deveria ter se manifestado também, afinal foi um caso em que uma pessoa representando a SE Palmeiras agiu contra torcedores do clube.

Quando o blog do paulinho agrediu alguns veículos MP, a assessoria de imprensa se manifestou. Daquela vez estavam, por exemplo, o Vicente do 3VV e o Mondo Palmeiras.

Daí a minha conclusão de que hoje existem Palmeirenses de segunda classe.

Não vejo o Seo Cruz se colocando nessa posição, acho que, a proposta dele é nunca estar em posição nenhuma. O cara é um franco-atirador, é preciso entender sua postura, muitas vezes, anarquista e relevá-la quando necessário.

O Cruz de Savóia é uma metralhadora giratória e atira sempre para todos os lados, mas o ser humano é assim, não?

Como o próprio blogueiro já escreveu aqui, nem ele, de cabeça fria, apóia tudo que publica, mas tem o direito de escrever o que quer, concorda?

Algumas vezes pode soar pesado demais o que escrevo, eu tenho ciência disso, mas sofro de uma grande dificuldade de conviver com medidas intolerantes e censura.

Para mim foi o que aconteceu no episódio.

Por isso vai minha crítica para o presidente e, acredite, carregada de tristeza e decepção com uma pessoa que aprendi a admirar nesse muitos anos vividos.

abs