terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Começo do Fim?

Ontem, o tradicional tablóide, no bom sentido, Evening Standard se transformou em jornal gratuito. Até então, custava um pound e tinha um viés popular. Depois de 68 anos, a publicação modificou sua proposta para não morrer.

Cumpre informar que, diferentemente das duas outras publicações grátis que se valem de material jornalístico das agências internacionais para compor a pauta, o Standard possui uma grande equipe de jornalistas e articulistas que, até o momento, não sofreu cortes. Qual foi a fórmula encontrada? Negociou com os anunciantes, triplicou a tiragem, além de abrir mão de uma sofisticada logística de distribuição e focar apenas nas estações de metrô.

Se vai dar certo nem eles sabem. mas, foi, sem dúvida uma solução inovadora para a crise que assola o jornalismo impresso na Grã Bretanha que, perde anunciantes com a concorrência das mídias alternativas e da TV. Muito distinto, portanto, da crise de credibilidade que a imprensa brasileira vive.

4 comentários:

maureliomello disse...

A propósito da notícia do Evening Standard Free, há um livro muito legal do editor da revista Wired, Chris Anderson, que talvez seja legal você ler, caso tenha interesse. Pode ler pela internet mesmo. Aqui tem algumas infos para você:
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/chris-anderson-lanca-free-de-graca-na-web-08072009-26.shl

Tito disse...

Valeu Marcão, vou ler sim.
bjo

Tito disse...

Marcão, aqui só pagando:
Sorry, this content is geographically restricted
Due to our agreements with our publishing partners, the document you requested is only available to users located in the United States.

maureliomello disse...

Pobre é uma m.r.a!! Hehehe. Quando vier me cobra que dou o meu exemplar e potuguese just for you my darling!