quarta-feira, 27 de maio de 2009

Viva ! Viva! Viva a Sociedade Alternativa !

Conforme bem informou o Mondo Palmeiras ontem, o vídeo “Segunda Pele” produzido pela Adidas, para o lançamento da nova coleção de uniformes do Palmeiras, atingiu uma marca superior a 220 mil exibições em menos de um dia. No momento em que estou escrevendo este post, o Youtube mostra 307.535 views. A grande sacada da parceira do Verdão foi o filme mais visto no Brasil e bateu o recorde de visualizações em todo o planeta, na categoria esporte do site, segundo o 3VV.

O que quero destacar aqui é o fato de que o referido vídeo foi divulgado, em um primeiro momento, apenas na Mídia Palestrina e obteve esse expressivo resultado. Ou seja, a força da mídia alternativa não pode mais ser desprezada. Apesar de muitos no meio jornalístico insistirem em relativizar os números da internet, o fato é real.

Se formos considerar ainda, os péssimos resultados obtidos pelos veículos tradicionais de comunicação, em todo o mundo, nos últimos anos, não há como não relacionar uma coisa com a outra. Como já escrevi anteriormente, sempre aparece alguém para ocupar uma brecha, em qualquer que seja o nicho. Na informação não é diferente. Mas talvez esse não seja o dado mais importante.

A má qualidade e a parcialidade da informação começam a criar um grande descrédito e isso está abrindo as fissuras por onde a mudança passa a acontecer mais rápido. O argumento que os alternativos só obtêm boa visibilidade por estarem na internet e serem gratuitos, cai por terra, pelo fato de todas as empresas de comunicação utilizarem o mesmo meio virtual e da mesma forma.

As mídias do Terceiro Setor não só chegaram para ficar, como também estão aí para desbancar o status quo. É o nascimento de uma nova fonte de informação e entretenimento. Mais democrática, mais inclusiva e com grande possibilidade de ser, se não mais isenta, pelo menos desprovida de interesses comerciais. Além de tudo isso é onde verdadeiramente o consumidor pode interagir e opinar.

Na Wikipedia, o Terceiro Setor é definido como “uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sêm vínculos diretos com o Primeiro setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado)..

Portanto, a influência e a importância da Mídia Palestrina, na vida do Palmeirense e da Sociedade Esportiva Palmeiras, nunca mais poderá ser reduzida. O atual mandatário do Clube, o Professor Luiz Gonzaga Belluzzo que é um dos milhares e assíduos leitores, repetidas vezes afirmou que, diariamente visita os blogs e sites palestrinos.

Aos que ainda estão no modo tradicional/parcial de informar, lamento dizer que o bonde está passando, ou melhor o TGV está passando e o futuro não reserva lugar para esse tipo de profissional. Como já previa Renato Russo:

"... Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial

Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês ..."

Nenhum comentário: