terça-feira, 5 de maio de 2009

Baralho !!!

Inspirado pelo artigo escrito pelo Marco Aurélio, sobre a banha do porco, no DoLaDoDeLá, vou fazer corporativismo e defender a porcada !!! Afinal, o último grande evento da mídia mundial vale algumas pequenas considerações, passados os primeiros dias pós-final dos tempos, Apocalipse, castigo de Deus e etc., o título poderia ser: A pandemia que nunca chegou e nem vai chegar.

Há quinze dias, a OMS garantia que o risco de uma pandemia era real. A gripe poderia dizimar boa parte dos habitantes deste corpo celeste. Os noticiários, por sua vez, informavam algo em torno de 150 a 200 mortes no México, em uma semana.

E, lá vão os pobres mortais, mais uma vez, cagar de medo de morrer de gripe. Bom, isso não chega a ser uma grande novidade. Há menos de quatro anos, éramos entupidos com informações espetaculosas sobre uma possível epidemia de gripe do frango. Gripe-animal- pandemia. Digamos que a operação careceu de criatividade, mas mesmo assim produziu resultados foram excelentes.

Na última sexta-feira, a diretora da escola da Valentina ligou para saber o motivo da menina faltar as aulas por dois dias. Informei que minha filha estava com uma "little flu". A mulher pirou o cabeção, começou a falar muito rápido e com um sotaque miserável.

No meio da fala incompreensível, parece que ela perguntou se era "swine flu" e eu, supostamente, teria respondido
"yes". Mme. Stone começou, então, a falar sobre as providências que deveria tomar, entre elas, fechar a escola por sete dias. Achei um tanto exagerado, mas ... Voilá.

A mulher ligou mais uma cinco vezes dizendo que eu tinha que levar a Valentina para um hospital preparado para receber os infectados da pandemia e que de forma alguma poderia levá-la a uma clínica e blá blá blá. Só faltou chamar o exército Imperial, para que as tropas do Lado Negro da Força sacrificassem a criança.


Enfim, o episódio só foi esclarecido quando, algum tempo depois, a outra diretora da escola ligou e fez o mais simples. Perguntou se eu tinha certeza que era swine flu. - Quem falou em gripe suína? Eu? Tá louca? - Aí a moça se desculpou e disse que sua sócia não estava lá naquele momento para esclarecer, mas a informação que chegou até ela era que a Valentina havia chegado do Brasil, dois dias antes, já contaminada pelo H1N1. Detalhe: na segunda-feira, assim como na terça e na quarta, a menina tinha ido normalmente para a escola. Ou seja, telefone sem fio.

O que originou a confusão? Pânico? Com certeza. O medo que este tipo de notícias espalha é imensurável. Situações como esta devem estar acontecendo aos montes pelo mundo afora. Imaginem se a direção da escola soubesse que meu vizinho é mexicano !!!

Por que eu escrevi o “Caso Valentina”? Apenas para ilustrar o quão grave é a criação de factóides, ou exageros, por parte de quem tem a função de informar. Vale lembrar que, em grande parte do mundo ocidental, os jornalistas, a título de exercerem corretamente sua sagrada função, são protegidos por Leis de Imprensa.

Posso me alongar divagando sobre os impacto das mídias alternativas nos resultados financeiros das empresas de comunicações, mas não vou. O mundo optou pelo neo-liberalismo, pelo livre comércio e outros quetais. A informação deve ser tratada, pelo público em geral, como um business como outro qualquer. Sendo assim, existe a possibilidade de haver interesse comercial ou político por trás da notícia.

Hoje, no Portal Terra, em manchete muito menor do que qualquer factóide recebeu anteriormente, o chefe do setor de epidemiologia da saúde mexicana declarou que a gripe suina, não é mais letal que a gripe comum. Atualmente, fala-se em algo como 26 mortes pela gripe na Catinflolândia, em três semanas.

Os cínicos começaram o processo descarado de desconstrução. Daqui a duas semanas nada mais será lido, visto ou ouvido sobre a peste que mataria meio mundo.

E o papel da OMS em tudo isso? Afinal, a histeria foi avalisada pelo orgão da ONU, e a instituição colocou seu timbre oficial nos boatos. Teriam sido ingênuos? Precavidos? Se alguém acreditar nessa possibilidade, aconselho que assista, ou reveja, o filme Obrigado Por Fumar !!!

É nessas horas que eu gostaria de ter alguma influência para propor que os governos do mundo recebessem suas encomendas de milhões de frascos da vacina contra a Gripe Suína, e que, pagassem, parte do valor, com os estoques de vacina contra a pandemia de Gripe Aviária, que nunca chegou.

Seria engraçado ver a cara dos executivos da indústria farmacêutica que, assim como, a maioria do mundo corporativo, utiliza todo o método condenável possível, para obter lucro. Vão fazer lobby assim lá na casa do baralho, como diria Vanderlei Luxemburgo.


3 comentários:

maureliomello disse...

Mandou bem!

maureliomello disse...

Consegui. Já tenho um contador. Obrigado.

Lilian disse...

O mais bizarro é que hoje é Cinco de Mayo. O feriado é mexicano, mas, hoje em dia, é mais comemorado nos Estados Unidos que no próprio México. A data celebra a herança e o orgulho mexicano... Falô, então! Nós vimos bem como o mundo todo 'honrou' a herança mexicana, segregando os coitados por conta da tal Gripe Suína... Bando de hipócritas.