segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um Pouco de Dignidade - by Barneschi


"O Brasileirão/2009 será sempre lembrado como o campeonato que o Palmeiras fez questão de perder depois de já tê-lo quase ganho. Aconteça o que acontecer na última rodada - e é improvável que o título venha para nós -, a frustração é inevitável, e isso já se sentia antes mesmo do jogo. Nem tanto pelo clima na Turiassu, com casa cheia, ingressos esgotados e todo aquele cenário que tão bem conhecemos, mas sim por conversas aqui e ali, onde se percebia claramente a decepção: a bela vitória sobre o Atlético/MG poderia muito bem ter sido o jogo do nosso título.

Se não foi como o esperado, ao menos tivemos neste domingo uma despedida digna da nossa casa. Muito pela convincente e segura vitória sobre um valoroso Atlético/MG, um pouco pela forma como se construiu o 3 a 1, com um gol épico de Diego Souza, e especialmente pela combinação de alguns outros resultados da rodada, que contribuíram ao menos para reduzir entre a torcida palestrina o sentimento de injustiça que já parecia tão incômodo.
Falta ainda mais um domingo para as coisas se encaminharem para um desfecho, digamos, um tanto mais justo. Mas ainda falta, e precisamos fazer a nossa parte no Engenhão, no que promete ser uma batalha sangrenta, com cada um dos times lutando por um objetivo diferente. Vamos nós em direção ao Rio de Janeiro!

*A vitória deste domingo não serve para reparar nada do que aconteceu de errado nas últimas semanas. Nada, nada, nada. A vergonha ainda é enorme e a frustração não tem fim, mas ao menos tivemos uma despedida digna do nosso estádio.

*O gol de Diego Souza, repito, foi épico. Antológico. E só entende a dimensão deste lance o torcedor de estádio, pois a trajetória descrita pela bola, que fez de alguns poucos segundos um tempo quase interminável, só pode ser compreendida no campo.

*Não sei quanto a vocês, mas não me convence ver Muricy beijar o símbolo na saída para o vestiário. Pelo contrário; chega a incomodar.

*Cleiton Xavier e Maurício Ramos, que falta fizeram os dois. É de se lamentar que tenham ficado fora logo neste período tão decisivo.

*A torcida fez o seu papel. Garantiu uma média de público próxima dos 70% de lotação em casa (mesmo com o ingresso mais caro do Brasil), incentivou o time em todos os momentos, encheu o estádio mesmo nas horas melancólicas e deixou para fazer protestos pontuais somente quando necessário (antes do jogo contra o Galo, por exemplo). É de se lamentar que os jogadores não sejam um espelho da arquibancada.

*Vem um post aí durante a semana, mas fato é que certas situações contribuem para desmoralizar os tais pontos corridos.

*CHUPA, JUQUINHA! CHUPA, BAMBI!

*Na boa: quando palmeirense invade o gramado, ele vai lá e bate no bandeirinha. E bem batido, diga-se. Invadir o campo e ainda apanhar do auxiliar é uma vergonha sem tamanho..."




Para terminar, a dica do Fábio "Porcopédia" Tatú:

“Palestrino, nessa 3a feira (01/12), Fernando Razzo Galuppo estará lançando dois livros sobre o Palmeiras. Alma Palestrina é uma homenagem ao maior ídolo e goleador do Palestra Italia, Heitor Marcelino Domingos. O time do meu coração é um guia do Palmeiras organizado por décadas, fichas de jogos, atletas que defenderam o clube. Ambos da Editora Leitura e fazem parte da série “Paixão entre linhas”.
Livros que fazem parte da biblioteca básica do torcedor palmeirense.
Vamos prestigiar. Eu estarei lá.
Prestigie o lançamento dos livros Alma palestrina e O time do meu coração:
Dia 01/12 – Terça-feira
19h – Saraiva Megastore/Shopping Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 3103”


Nenhum comentário: