domingo, 15 de novembro de 2009

Da Porcopédia Para o Mundo:

Caráter: ou você ou não tem

15 Nov, 2009 por Fabio Tatú

Ontem vimos mais um papelão desse campeonato de pontos roubados. O SPFW venceu o Vitória por 2×0 e abriu uma grande vantagem para ganhar o título.

No 1º gol, no começo da jogada, Jorge Wagner dá um passe a Washington QUE ESTÁ IMPEDIDO. Mas no panetone as regras são outras a muito tempo. Impedimento contra o time da casa ? Nem pênaltis dão mais quanto mais impedimentos. Mas falar de apito amigo rosa é chover no molhado. Todos os últimos jogos estão recheados de lances que beneficiam o time do Jardim Leonor. Lembremos:

  • Grêmio 1×1 SPFW –> apesar de ter 3 atletas expulsos, um pênalti claro em Fábio Santos do Grêmio não foi marcado.
  • SPFW 1×0 Barueri –> o jogo em que o Barueri resolveu punir o futebol, afastando seu goleiro e seu atilheiro por suposta mala-branca. Os atletas foram punidos apenas por 1 jogo, coincidentemente contra o SPFW. Sem falar de outro pênalti claro de Renato Silva em Otacílio Neto, obviamente não marcado.
  • SPFW 1×1 Gambás – gol IMPEDIDO de Washington.
  • Santo André 1×1 SPFW – o pênalti mais pênalti da história, de Miranda em Fernando, não é marcado quando o jogo estava 0×0.
  • SPFW 2×0 Avaí – quando o jogo estava 0×0, o Avaí fez um gol LEGAL, mas anulado pelo juizão rosa.

Isso são somente os últimos jogos que me vem a memória. O Parmerista! começou um dossiê no começo do campeonato mas não sei porque não o atualizou mais. Parou na 10ª rodada. Claro que erros acontecem para todos os lados, mas o time leonor é tetra-campeão de erros de juízes. Talvez isso explique um pouco de suas últimas conquistas. Sem falar no sempre amigo dos bambis, o STJBambi.

Mas deixando a roubalheira e ladroagem de lado, o motivo desse post é para falar sobre o caráter (ou a falta dele) da turma que joga do outro lado do muro. Isso vem de berço como todos sabemos. A história está repleta de acontecimentos que mostram que os dirigentes rosas não tem caráter a muito tempo. Mas quero focar nos atletas, especificamente na partida ontem.

Como o Brasil todo viu, e mais uma vez o árbitro não, dois bambis saíram no tapa quando a peleja ainda estava 0×0. O que manda a regra em caso do agressão ? Cartão amarelo ? Se fossem de times diferentes, o juíz daria somente um amarelinho para quem dá um tapa na cara do outro ? E esse outro vai atrás do agressor tentando o revide enquanto é contido pelos colegas de time, também faz parte do futebol ?

Notem, aos 28 segundos do vídeo abaixo, o técnico Vágner Mancini tentando “lembrar” o árbitro sobre as regras do futebol, diz: “Ei, ei, tem que expulsar. O cara deu um tapa na cara do outro.”. Depois, vai ao 4º árbitro e pergunta: “Por que dar um tapa na cara é amarelo ? Por que motivo agressão é amarelo ? Um deu um tapa na cara do outro, eu vi. Mas não eram pra ser expulsos, os dois ?”. E Vágner Mancini, aquele que coloca zagueiro pra expulsar o principal adversário, sabe bem que agressão é pra vermelho.

A 1:23m do vídeo, no final do 1º tempo, Mancini vai até o juíz Vuaden perguntar sobre esse “arredondamento” da regra. E quem está por ali para coibir abusos contra a verdade dos fatos ? O goleiro leonor, o maior mau caráter (que eu conheço) do esporte brasileiro. A borboleta monarca tira Mancini de perto do árbitro e tenta convencer o técnico que não houve tapa e sim um empurrãozinho. Mancini insiste, diz que nem empurrão pode. Ceni retruca: “empurrão pode, o que não pode é dar soco”.

Aí o assassino André Dias dá sua versão da história sobre a troca de sopapos. Diz o canalha: “Socos, gente ? O que é isso ? Se aquilo ali for soco os caras que lutam boxe são o que então ?”. Depois, como em um movimento coreografado, os dois (A.Dias e Hugo) se abraçam e se beijam em frente as câmeras.

Ainda André Dias: “Pô, amigo briga, marido e mulher “briga”. Mas a gente se excedeu um pouquinho, né ? Todos nós exageramos. O mais importante, além da briga, é que ajudamos o SPFW a vencer.”

É, André Dias, você que no começo disse que não houve nada, depois assume que houve briga. Está na porta do clube leonor: entre e deixe o caráter do lado de fora. Do goleiro ao técnico, do anão lambe sacos ao presidente, ninguém ali vale um centavo furado.

O tribunal é a mãe do SPFW, o pai é a Comissão de Arbitragem. Dessa união nasceu esse filhinho de papai (e mamãe), mimadinho, que se veste com as melhores roupas quando sai e adora bater carteiras e dar seus golpes. Afinal que vai dizer que aquele ali, de gelzinho na cabeça e terninho bem cortado, é o maior patife do futebol brasileiro ?

4 comentários:

Anônimo disse...

mimimimimimimimimimimimi

eu tinha 10 pontos de vantagem e perdi pro Náutico, pro Fluminense e empatei com o Sport

mimimimimimimimimimimimi

eu ganhei do Cruzeiro com três penaltis não marcados mas eu esqueci

mimimimimimimimimimimimi

eu tive um penalti a favor que o atacante escorregou contra o Barueri mas eu nem lembro

mimimimimimimimimimimimi

o juiz apitou, a zaga do time adversário parou, a gnt fez o gol e o juiz validou, mas quem quer saber?

mimimimimimimimimimimimi

o jogador do meu time deu um carrinho criminoso no adversário, não foi expulso e ainda fez o gol de empate

mimimimimimimimimimimimi

Tito disse...

mimimimimimimimimimimimimi!
E tudo isso invalida os benefícios pro seu time?
mimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimi

Anônimo disse...

Tito,
obrigado pelos vários posts meus que você tem indicado aqui.
Geralmente estou escrevendo com o baby no colo, catando milho e parando o tempo todo pra fazer alguma coisa. Quando volto, perco o fio da meada (ou da meiágua, como diria o filósofo).
A maioria publico sem revisão, saem na porrada mesmo. Depois vou consertando aqui e ali.

Você como palestrino entende minha lógica. Já a torcida da modinha...

abs palestrinos

Tito disse...

Fábio, o Junnym se portou muito bem no comentário que fiz no blog dele. Apesar de filtro, ele publicou o meu e respondeu educada e lúcidamente.
Acho que a primeira reação do moço aos fatos, não foi das melhores, mas alguma coisa foi absorvida e isso é muito bom!
Quem sabe os olhos começam a se abrir de todos os lados para a patifaria?
abs