Quando o cara pensa que vai ter uma sexta-feira relaxada e coçando, é informado sobre o exame do final do trimestre; Participar, em grupo, de todo um processo de criação de um produto, uma cerveja 'f'course. Contudo uma breja para um público bem específico. A muguegada.
Legal, produtos relacionados com mulheres e álcool são sempre estimulantes para mim, as pessoas do meu grupo são simpáticas, divertidas e como ninguém é uma ilha, o intercâmbio de idéias é sempre proveitoso. Passado isso, veio o brief que, também não era nada fora do normal. Brainstorming, word map, perfil, moodboard, logo, conceito e etc ...
Aí o samba atravessou. Enquanto eu já estava pensando em G-Zuis, Dan Brusca, copos com marca de batom e quetais, veio o sorteio do target: Duas opções, "emo girls" ou "grannies"!!!! Passado o susto, minha mente começou a ser povoada por emos' pin ups (se é que isso existe). Só que a maioria escolheu as vovós. O primeiro impacto foi negativo, mas logo pensei na Rita Lee, como modelo. KKKKK!
Na verdade, nosso público alvo pode ser bem interessante, desde que o trabalho seja bem feito. Brainstorm em andamento, decidimos que a nossa "vovó-alvo" seria uma senhora de 60 anos, estabilizada financeiramente, recém aposentada e com uma vida social intensa; frequentadora de tours pelo mundo, de bares e restaurantes finos que, bebe vinho, soft drinks ou espumantes, mas não aprecia muito o sabor da cerveja.
Assim, a proposta é criar uma bebida feita à partir da tradicional beer, aditivada com sabores, coisa que anda muito em moda aqui na Europa. Frutas, chás, flores, tudo é válido para estimular nossas consumidoras a experimentar.
O mais engraçado é que quando comentei com a Anne sobre o projeto, afinal, ela é uma expert em bebidas & inovação, ela falou que esse é um público realmente visado para novos lançamentos.
Voltando para a sala de aulas, partimos então, para procurar imagens dessa mulher, e aí veio a constatação de que a noção de idade é profundamente variável dependendo a faixa etária de quem vê. Enquanto eu selecionei uma foto da Rita Lee, em uma capa da Rolling Stone brasileira e outra da Glenn Close, o restante do povo apareceu com coisas assim:
Todas são as vovózinhas da Chapéuzinho Vermelho, idosas de fato! O conceito de velhice é abstrato, eu sei, mas aparência não! Enquanto eu busquei referências em mulheres não muito mais velhas que eu, os jovens imaginaram o esteriótipo da vovó, aquela de 70, 80 anos.
Contudo, acho que conseguimos contornar esse problema e tocamos em frente. No final das aulas, todos os grupos fizeram uma pequena apresentação do que imaginavam e no final decidimos que cada um trará alguma coisa de tudo; Conceito, logo, tipo de produto e na próxima quarta-feira jogaremos tudo dentro de uma panela para ver no que dá.
Estou trabalhando no meu conceito, nas opções e fazendo algo no InDesing. Me desafiei a conseguir produzir uma apresentação em Flash. Como ainda não tenho nenhuma noção do programa, baixei uma apostila e vou me lançar ao espaço infinito. Porque não faço em Power Point? Simples. Não existem programas da Microsoft na faculdade. Apple, just Apple, é o lema dos Mac Monkey. Mais infos, clique nesses perfis de designers.
Por enquanto, para aquecer as turbinas, fiz um vídeo, em um editor freeware de algo do conceito e até do nome que escolhi para a cerveja; Aquarius. No próximo post sobre o tema explicarei a opção.
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