segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ah, Se a Moda Pegasse ...

No futebol brasileiro, tudo querem copiar daqui do Velho Mundo. Que tal começar pela investigação da fraude que ocorreu no último sábado pelo campeonato da série A?

Tudo ocorreu como num script de Spielberg. Previsível, mas bem executado. Após a vitória do time do Barueri frente ao Flamengo, no meio da semana, a impren$inha (sim, sempre ela), pipocou como urubus em cima de carniça para entrevistar jogadores do timinho que vive às custas de dinheiro dos impostos pagos pelos moradores de Alphaville.

Aí foi mamão com açúcar. Val Baiano, artilheiro da equipe e o goleiro René, destaque na vitória contra o rubro-negro tiveram o mesmo comportamento: Para qualquer pergunta que lhes fosse feita, os caras respondiam que receberam grana do Cruzeiro para ganhar dos cariocas.

A imprensa do Rio berrou e o presidente do clubinho de faz-de-conta teve uma atitude deveras corajosa! Afastou seus destaques para o jogo contra o SPFW.

Vejam, os jogadores por terem recebido dinheiro de terceiros, foram afastados. Ou seja, continuam contratados e recebendo, só foram impedidos de jogar a última partida. Porra, se o caso é passível de punição, esta deveria ser a rescisão dos contratos, ou não?

Quem foi penalizado na verdade? Os jogadores ou o Barueri?, melhor; Os jogadores ou os cinco times que disputam vaga na Libertadores 2010? Para a impren$inha, o castigo imposto aos atletas foi mais que suficiente e o silêncio imperou nas redações. Um suposto beneficiamento dos purpurinados? Magina, isso só pode ser coisa de gente doente!

O resultado do jogo: Mocinhas de boa família 1X0 Quase Osasco.

O repórter da ESPN Brasil que saiu liberando o furo, depois que entrevistou o goleiro, apareceu hoje batendo o pézinho, todo bravo. Já que o tal René, na segunda fala, cena três, tomada dez, página dois do script, afirmou que foi induzido pelo jornalista a falar aquilo. Resumindo; O goleirão já está arrumando um álibi para voltar a defender o time.

Azar do tal repórter que poderá pagar o pato? Talvez. Se foi ingênuo ou fazia parte do roteiro, eu nem tenho idéia. Mesmo inocente útil, quem recebe uma denúncia desse tipo e não pede provas para sair reverberando o fato, está pedindo para virar vilão lá na frente.

O fato é que, dias antes, as diretorias de Barueri e SPFW estiveram reúnidas para sacramentar a transferência do jogador Fernandinho. Esse então, não jogou no sábado por contusão. Deve ter quebrado uma unha!

O histórico de canalhices leonores está em toda a net, quem tiver curiosidade achará sem esforço. Só vou lembrar aqui, a penúltima safadeza; Quando estava aquele chove não molha na Libertadores por conta da gripe suína, JJ Whisky & caterva acenaram com um possível empréstimo do jogador Vagner Diniz ao Coritiba.

Logo em seguida, o time paranaense ofereceu, mui generosamente, seu estádio para o Chivas Guadalajara mandar o jogo contra as moças. O resultado do affair Mexicanos-Conmebol, todos sabem. No final, Vagner Diniz foi para o Santos que, se prestou ao papel de tentar reaproximar os dirigentes dos dois clubes grande da capital das sereias da zona sul. Afinal, sem vários clássicos, o penicão começou a virar um elefante branco.

Posto, continuo o exercício de memória. Só que agora, deixo de lado as imoralidades tricolinas e relembro alguns casos semelhantes, ocorridos pela Europa e que receberam o devido bawling-out:

UEFA: No dia 13 de julho de 2004, FK Pobeda, da Macedônia e FC Pyunik, da Armênia se enfrentaram pelo principal torneio de clubes da Europa. O revés do clube da Macedônia, teria ocorrido de maneira deliberada. Após investigação, Clube, presidente e jogadores foram condenados.

A agremiação foi impedida de executar qualquer tipo de procedimento legal, por oito anos. O presidente Aleksandar Zabrcanec e o capitão Nikolce Zdravevski, acusados de manipular o resultado foram banidos do futebol.

Itália: Juventus, Lazio, Fiorentina e Milan foram punidos devido ao envolvimento em um escândalo de manipulação no Campeonato Italiano. Os três primeiros foram rebaixados à Série B. O Milan escapou do rebaixamento, mas começou a temporada seguinte da Série A com déficit de 15 pontos e ficou fora da Copa dos Campeões da temporada 2006/2007.

A equipe da Juventus, além do rebaixamento, perdeu os títulos das temporadas 2004/2005 e 2005/2006 e iniciou o torneio da Série B com menos 30 pontos. A Lazio, com menos 7 pontos e a Fiorentina com menos 12.

Ex-dirigentes da Juventus, da Federação Italiana, do Milan, da Liga de Futebol da Itália, da Fiorentina e da Lazio sofreram penas pecuniárias e suspensões.

Alemanha: Em 2005, o árbitro Robert Hoyzer foi condenado a dois anos e cinco meses de prisão por ter manipulado onze jogos no futebol alemão. Seu ex-colega, Dominik Marks, pegou um ano e seis meses em liberdade condicional.

Os outros envolvidos no escândalo, integrantes da máfia das apostas, também foram punidos com penas que variaram de dois anos e onze meses de reclusão à doze meses de bedingte auferlegung. A manipulação de resultados causou prejuízo de dois milhões de euros.

Ah, Se a Moda Pegasse ...


Ah! já ia esquecendo. Dado o silêncio da imprensa especializada em mais este sinistro caso, acredito que o nobre e sérios profissionais se sentirão mais a vontade se eu parar de acompanhá-los no Twitter, por exemplo e se retirar os links aqui do expatriated. Não quero constranger nenhum pessoa de bem!


4 comentários:

Anônimo disse...

Sem esquecer do Olympique de Marseille que caiu p/ a 2a divisão em 93/94, tiveram o título da Champions League cassado e o presidente Bernard Tapie expulso do futebol. Se não me engano tudo isso ocorreu porque o clube acertou a compra de um jogo e se sagrou campeão.
Eles não puderam nem jogar a final da copa toyoya, que seria contra os bambis.
Aqui, sacanagem é sinônimo de esperteza. E os bambis são muito "espertos" nos bastidores.
abs

Tito disse...

É Fábio, com a impren$inha sempre vendendo a imagem de que elas nunca são beneficiadas e tudo não passa de coincidência, ainda vai demorar para as coisas mudarem. Mas, um dia mudam e quando o tombo acontecer as bonecas nunca mais se levantarão.

abs

Tito disse...

Eu consigo, sem problemas.
E vc, consegue dormir sem dar a bunda, bambi safado?

Tito disse...

Ah, bambi nojento! Da próxima vez que entrar aqui, não olhe para a foto da Megan Fox, na barra lateral, senão vc vai ficar com alergia, toda pipocada e depois vai querer me processar.
Durma bem, anjinho ...
... e não esqueça de dar meia hora de bunda antes, tá?