sexta-feira, 26 de março de 2010

Só no traço


PALMEIRENSES LANÇAM “FUTEBLOG GRÁFICO”
Onze artistas lançam blog no dia do “Desaniversário” do Clube

O time do Palmeiras é conhecido como “A ACADEMIA” de futebol, devido aos artistas da bola que formaram o time em alguns dos períodos de ouro do clube, entre as décadas de 60 e 90.

Mas agora, “A ACADEMIA” também vai ser sinônimo de outro tipo de arte relacionado ao clube: é o nome do primeiro “FUTEBLOG GRÁFICO” do mundo, ou seja, um time de 11 artistas gráficos premiados e reconhecidos desenhando sobre seu time do coração. Nesse caso o Alviverde do Palestra Itália.

São cartunistas, caricaturistas, ilustradores e quadrinhistas, alguns mais fanáticos, outros nem tanto, cada um, ao seu estilo, traçando sua relação com o Palmeiras.

O time é formado por Airon, Baptistão, Caco Galhardo, Caio Majado, Custódio, Elizeu, Fernandes, Gabriel Ba, Jal, Kitagawa e Orlando. Eventuais convidados poderão entrar no jogo também.

Serão postados cartuns, ilustrações, charges e até quadrinhos sobre o Verdão. A atualização será dinâmica, de acordo com as alegrias e frustrações dos artistas-torcedores com o time. Para tanto, o lançamento foi marcado para uma data de “desaniversário{*}” do time. “Não há nada para comemorar, então escolhemos o dia 26, só que 5 meses antes da data oficial do clube. Quem sabe dá sorte”.

Para o “desaniversário”, o tema escolhido foi um resgate do tradicional mascote do clube, o Periquito. Mas o torcedor poderá encontrar no blog, também, vários desenhos, charges e ilustrações feitos pela equipe nos últimos meses, na fase de testes do mesmo. “Serviu como divä, como mesa de boteco, pra rir nas vitórias e chorar nas derrotas”.

Os temas também viajarão pela história grande e gloriosa do Palmeiras. A ideia surgiu após troca de e-mail durante anos entre os amigos cartunistas sobre as alegrias e tristezas que é ser palestrino. Entre um comentário mordaz e um desenho idem, veio a ideia de criar esse time.

O blog servirá também para que os torcedores, em geral, possam ter um canal de desabafo nos bons e maus momentos, e enviar os desenhos para seus amigos ou adversários. É um canal de interatividade entre os desenhistas e os internautas, que poderão enviar seus cartuns para o melhor ser eleito e publicado no blog. O endereço de e-mail para isso será divulgado no blog.

Provocações aos adversários irão acontecer, mas os cartunistas do time “A Academia” querem que o humor seja o caminho de escoamento oposto ao da violência, que eventualmente acontece nos estádios ou fora deles. “Antes de sermos rivais nas disputas, somos todos a favor do bom futebol. E do bom humor”.

Os organizadores não sabem se outros times serão formados a partir dessa idéia, mas torcem. “Assim haveria confrontos e clássicos na base da graça”.

Mas, se uma imagem vale mil palavras, os desenhos valem mais que um release inteiro.
{*} Desaniversário é um termo inventado pelo Lewis Carroll no livro Alice no País das Maravilhas, para designar todos os outros dias do ano que não são o aniversário.

Nenhum comentário: