sexta-feira, 12 de março de 2010

Impren$inha ... Primeira Parte

Raphael Falavigna é repórter fotográfico do portal Terra. Como conta aqui, em 2002 fez uma das mais belas fotos de Glauco. A poesia da imagem é inquestionável, tanto que, foi uma das mais utilizadas hoje.

image by Raphael Falavigna, Folha Imagem

Até o bastião da moralidade, o paladino da justiça, o senhor do tabernáculo, o amado e idolatrado Juquinha se valeu dela.

Contudo, para espanto geral de sua seleta audiência, o homem que nunca erra singelamente omitiu o crédito pela imagem. Quando cobrado de maneira irônica, mostrou o seu perverso lado reativo e, ao invés de reparar o equívoco, preferiu trocar a foto e fazer malcriação ao legítimo litigante:

Raphael Falavigna diz:

12/03/2010 at 11:55 AM
O fotógrafo agradece o crédito, até porque há jornalistas por aí que não respeitam o trabalho alheio…

Juca Kfouri diz:
12/03/2010 at 4:03 PM
E eu supunha, irmão e pai de fotógrafo, que alguém sensível fosse capaz de entender a razão da ausência do crédito, numa nota sem uma palavra.
Percebo que me enganei. Trocarei a foto do Glauco.

Nicolas diz:
12/03/2010 at 4:53 PM
Boa Juca.
Não só pela troca da foto, que ao meu ver foi colocada uma bem melhor, mais bonita e com uma qualidade muito superior à antiga, como exclua esse comentário ridículo dessa pessoa.

Juca Kfouri diz:
12/03/2010 at 5:59 PM
Cheguei a pensar em excluir também o comentário, Nicolas, mas achei melhor deixá-lo ao desprezo de todos.

Lendo isso, dá para notar três coisas; A primeira é que, além de todas as qualificações que dei ao Juquinha acima, o nobre senhor agora quer assambarcar a sensibilidade para sí e sua família. A segunda é que, todo idiota tem um idiota ainda maior para seguí-lo e apoiá-lo. A última é o tamanho da prepotência do blogueiro que, resolveu deixar "ao desprezo de todos" a reclamação de alguém que viu seu trabalho ser usado e abusado. Que "todos" representa o decadente jornalista? Eu seguramente não!

E para fechar com chave de ouro, faltava a manifestação do lacaio:

Paulinho (blog) diz:
12/03/2010 at 5:41 PM
Juca, caro, o mediocre Raphael Falavigna que implorou crédito em um momento como esse é conhecido por escrever em um blog de “Ostras Virtuais”. Foi o mesmo que publicou o endereço do Carlos Eugênio Simon e pediu que torcedores do Palmeiras o matassem. É fotografo contratado pelo TERRA. Foi denunciado em meu blog nesta matéria http://blogdopaulinho.wordpress.com/2009/11/13/ostra-bandida/ O único “crédito que merece, em minha opinião, é o da cadeia… Fez bem em retirar esta foto… também retirei de meu blog… se soubesse que era dele não teria publicado

Deixando os problemas do motoboy com vernáculo de lado, o capachão que, já tinha ido na onda da chefia e publicado a mesma foto, mudou rapidinho. Além disso, aproveitou para fazer propaganda do lixo que escreve e de seu muquifinho. Faltou a criatura escrever:

Chefe, se voce ispirrar de oje até domimgo, saúde e se acabar o papéu ijienico quando voce estiver no banhero me liga que eu linpo, afinau amigos é pressas coisa, oquei?

Só para constar, à alguns anos atrás, Vicente Criscio do 3VV teve um texto seu praticamente xerocado e publicado com créditos para uma terceira pessoa no blog do enternecedor jornalista.

Quando cobrado, Juquinha saiu pela tangente alegando que jamais lia "blogues de torcedores" e que o problema era do pseudo-autor.

É o mestre mostrando toda sua ética (palavra que adora) e postura profissional. Não checa autoria, não publica os devidos créditos e ainda se acha no direito de diminuir os verdadeiros autores. Foi assim anos atrás e repetiu-se hoje.

O que esperar de um dos mais legítimos representantes da impre$inha? Trabalha na Folha, na CBN e no Grupo Abril ...

2 comentários:

Carlos Roberto disse...

Tito, o post do Juquinha é sui generis, nada é dele, nem o bordão, que é do Zé Trajano.

abç
Carlinhos

Tito disse...

KKK boa Carlinhos!
abs