quinta-feira, 4 de março de 2010

Palmeiras Agoniza

Por Ademir Castellari, via Divino

Com sono, sem tempo de resivar o presente texto, ainda puto sob o efeito de mais um vexame, com o sangue quente, e corrrendo o risco de estar falando um monte de besteira; justamente pelo elencado anteriormente; me peguei pensando, e por isso resolvi compartilhar com os leitores, minhas reflexões sobre a minha maior dúvida no momento. Afinal, que catzo está acontecento?

Já vi times medíocres do Palmeiras, tenho 44 anos anos, mas que se doavam, suavam sangue. Esse time é ruim; não temos laterais, meias (Xavier se esconde; Diego parece funcionário público, ultimamente só bate cartão), nosso ataque é risível; mas, os times medíocres que eu já vi – com Boiadeiro, Buião e cia. bela – corriam, se esforçavam. Eram ruins, mas eram times de Homens.


Hoje, vi um dos espetáculos mais deprimentes em toda minha história de Palestra Itália. Perdemos um jogo da maneira mais ridícula que se pode imaginar, não houve esforço do time.

Acontece que todos estão começando a enxergar isso, pois apesar do horário e da ameaça de chuva serem boas desculpas apenas três mil outros como eu – sei lá como definir nosostros – estavam presentes no Palestra.

Algo está acontecendo que não consigo identificar de maneira clara. O que me ocorre de momento é que há falta de HOMBRIDADE, em todos os níveis, lá pelos lados do Palestra. Não só do elenco, mas também de quem comanda. Vi gente xingando Antonio Carlos, mas não creio ser culpa dele, a não ser o fato de ele ter aceito um convite para dirigir uma equipe fadada ao fracasso.

A culpa reside justamente nessa falta de hombridade, falta de discernimento em não exergar que não tem capacidade de comando. Um comando que não consegue identificar os focos de descontentamento – só pode ser isso para a falta de empenho – e debelá-los; um comando que não consegue contratar jogadores de qualidade; que não enxerga um palmo diante do nariz.

Esse comando (comandante) tem nome, ele se chama Gilberto Cipullo, certo?

Não, errado! Esse comandante, foi o depositário das maiores esperanças dos Palmeirenses nos últimos anos, e as frustrou. Ele se chama Belluzzo! Que por sua omissão (tenha ela o motivo que for, para mim o que importa é o Palmeiras) está condenando o Palmeiras à morte.

Aliás, a história do Brasil é marcada pelas revoluções que nunca acontecem. Do mesmo modo, freiam-se as revoluções por medo de concretizá-las, pelo medo da principal aliança que deve ser feita, a aliança com aqueles que a querem de fato. Belluzzo fraquejou, pois Cippullo é, no máximo, um de seus comandados, e pode ser debelado o foco de inoperância.

Demiti-lo, já ao final do ano passado, seria o caminho para que o Palmeiras ainda tivesse chance de respirar sem a ajuda de aparelhos. No momento, nem desfibrilador ajuda o Palmeiras. Estamos agonizando. Quem ainda respira, e pode ser ressuscitado por Belluzzo e Cippullo, é o nefasto; aquele que motivou essa aliança desastrosa para o Palmeiras.

O tempo já se esgotou. Aquela que seria a maior administração do Palmeiras – a que foi sem nunca ter sido – a cada dia apunhala o Palmeiras, e aos Palmeirenses, não pelas costas, pois enfrentamos o perigo peito aberto; mas que estão nos condenando à morte, dia-a-dia, não tenho dúvidas.

Espero não ter que rezar um réquiem ao campeão do século!

Pobre Palestra!

Em tempo: Ouço que Marcos, depois de mais um frango no ano, anunciou – não sei se de cabeça quente – que para ao final do ano. Minha opinião: atitude sensata, o ídolo tem que saber a hora exata de parar, e para Marcos essa hora parece que chegou. Viva São Marcos!


Não há mais tempo para vacilos, os de caráter que sigam o exemplo de São Marcos … Mas, neste caso, que não contem com nossa condescendência até o final do ano, pois o Santo tem crédito, os outros nada fizeram pelo Palmeiras!

Nenhum comentário: