terça-feira, 30 de março de 2010

Chega de Blá, Blá, Blá ...

Não vou escrever muito neste post. Na verdade só farei um pequeno preâmbulo para o que escreveu a grande Palestrina Tânia Clorofila Dainesi.

Tânia não é daquelas torcedoras teenagers que vão ao estádio de camiseta babylook e mostrando o pearcing do umbido gritar que o Lenny é gostoso e o DS7 é lindo (nada contra esse tipo de torcedora, muito pelo contrário, G-Zuis!). Ela entende de muito de futebol e mais ainda de Palmeiras!

O jornalista Mauro Betting escreveu um texto propondo uma grande aliança entre todos os setores da vida Verde para tirar o Palmeiras da lama. Legal, mais uma aliança caracu, onde a torcida entra sempre com o fundilho!!

Aliás, consideraria bem mais válidas as linhas traçadas se partissem de outra pessoa, não do Betting. O cara é o típico jornalista-Palmeirense. Aquele que se preocupa primeiro em desconstruir toda e qualquer reclamação da torcida quando o time é assaltado, por exemplo.

Quando ficamos o campeonato inteiro sem bater um mísero pênalti e sendo roubados sistematicamente, ao passo que o inimigo do outro lado do muro levantava a taça de forma vergonhosa, o indivíduo criou um ranking que mostrava o contrário.

Portanto, para mim, Mauro Betting deveria, como torcedor, se dedicar a crítica musical, coisa que faz muito bem, diga-se e deixar os bons e os maus Palmeirenses em paz.

Pois a única culpa que cabe ao torcedor é ser passional demais e esquecer todos os desmandos por conta desse amor. Devemos, de fato, é cobrar mais.

Eu não li e nem irei ler o texto, pelos motivos acima expostos. Se alguém tiver interesse, está aqui, onde o espaço é democrático.

Vamos ao que interessa:


É amigos, o Palmeiras parece que engatou uma marcha errada e não consegue ir prá frente de maneira alguma. O torcedor atônito se pergunta: “Mas o que acontece com esse time?”. E se pergunta com razão afinal, os jogadores que temos, têm futebol para bem mais do que isso à que estamos assistindo. E uma diretoria, com Belluzzo à frente, não pode patinar tanto assim.
A culpa cai sobre todas as cabeças. Na verdade, tantos anos de insucessos acabaram gerando uma atitude perdedora em todos os setores (time, diretoria, tecnico, torcida) relacionados ao futebol do Palmeiras.
As desculpas sempre são diversas, dependendo de quem o desculpante quer inocentar. Quem quer aliviar para a diretoria, culpa jogadores e torcida; quem quer aliviar para os jogadores, faz o inverso… E cá estamos nós, há 11 anos de disputas inúmeras e com um único título. Alguns (eu) considero que temos quatro, porque a Copa dos Campeões/2000, Torneio Rio-SP/2000 e o Campeonato conquistado para a volta à Série-A, são títulos também. Outros clubes queriam conquistá-los.Mas a maioria não pensa assim. Fora esses três, foram 35 campeonatos disputados, desde a nossa maior conquista:


Não estamos com problemas desde 2009, como afirmam alguns, não é mesmo? Estamos há mais de uma década, repetindo atitudes que não nos têm levado à nada! De 35 campeonatos disputados, ganhamos um!!! Até outro dia, culpavam a torcida que só sabe reclamar e não deixa os nossos “craques” jogarem tranquilos no Palestra. Os tais amendoins que ficam xingando o tempo todo.. Tudo bem, isso é chato, mesmo. Quem vai ao campo tem que torcer primeiro, para só depois reclamar. Mas será que é mesmo culpa da torcida que reclama, cobra e enche o saco, o fato de o Palmeiras não conseguir se impor no Palestra?
Felipão sempre reclamava do que ele batizou de torcedor “amendoim”. Eles já existiam no seu tempo, mas foi no Palestra que conseguimos todos os resultados que nos levaram à conquista da Libertadores (os jogos fora eram um Deus-nos-acuda), nosso título mais importante (há quem discorde). Conquistamos a danada, em casa, com amendoim e tudo!!! O que foi diferente daquela vez? OS JOGADORES QUERIAM GANHAR, DE QUALQUER JEITO! O TÉCNICO SABIA FAZER SEUS COMANDADOS “QUEREREM” GANHAR!
Agora, ao primeiro jogo em que a torcida deixou de comparecer ao Palestra (ainda que eu não concorde, foi merecido), depois de apresentações ridículas no Paulistão e da desclassificação (mais uma!) antecipada, já são conclamados os “palmeirenses de verdade”. O texto do Mauro Beting, que está no site oficial, é belíssimo e habilmente escrito. Mas que papo mais “mandrake” é esse de “palmeirense de verdade”? O Palestra não estava cheio no primeiro jogo do Paulistão, depois de termos amarelado e entregado um título quase ganho no Brasileiro/09? A torcida não foi apoiar? Todos esperavam que o Palestra estivesse vazio, naquela tarde. Mas não estava! Duvido que se fosse outro time, mais de 17 mil torcedores estariam ali, depois de toda a dor e frustração que foi perder aquele campeonato. Depois de todas as lágrimas…
Mas agora é hora dos “palmeirenses de verdade”! Puta papo furado! Eu pego a Megafoto da Samsung, procuro e procuro e não acho a maioria desses quantificadores da palestrinidade alheia. Ficar em Tribuna, camarote, com o carro estacionado no Palestra, sem pegar fila para entrar, é muito mais fácil! E não são ‘palmeirenses de verdade’, os que continuam torcendo, comprando camisas, mesmo depois desses anos horríveis? Não são de verdade os que vão de ônibus, metrô e ainda ficam sem condução para voltar, com esses jogos em horários absurdos? Não são palmeirenses aqueles que pagam mais caro pelos ingressos e tão pouco conforto encontram na nossa casa? Pois foram esses palmeirenses aí, de carne e osso, que tomam chuva, torram no sol, que saem do trabalho e vão direto ao Palestra, sem saber à que horas vão conseguir chegar às suas casas, que não compareceram ao jogo (muito mal jogado, por sinal),diante do Mirassol “United”. QUEM É QUE PODE CULPÁ-LOS? Não é falta de amor ao Verdão! O torcedor está de saco cheio! Ofereçam bons espetáculos que o público certamente aparecerá!
E QUE TAL OS PALMEIRENSES DE VERDADE LÁ DE DENTRO DO PALESTRA, DEIXAREM DE LADO A DISPUTA PELO PODER, E COMEÇAREM A TRABALHAR DIREITO? Chega de fazer burrada!! PODEM PARAR COM ISSO! Podem parar de se esconder! É hora de todo mundo, dar a cara para bater!! Precisamos parar de arrumar desculpas, parar de segregar a torcida e dividi-la em fatias, precisamos cada qual fazer a sua parte para que o Palmeiras supere essa fase horrorosa. O torcedor nunca deixou de amar e apoiar o Palmeiras. E nunca vai fazê-lo! Quem não tem feito a sua parte são os jogadores, diretoria e comissão técnica. São os palmeirenses da imprensa que nunca saem em defesa do Palmeiras, quando é de direito! Que ficam “pagando pau” para os outros times, enquanto “plantam” na cabeça do palestrino que no Palmeiras a coisa está errada e só no vizinho é bacana. Façam a sua parte parando de detonar o Palmeiras aos microfones da imprensa. Abracem o Palmeiras vocês também!!

Não foi por culpa da torcida que ganhamos um único título desde a Conquista da Libertadores. Foi pelos times horríveis que foram montados; pelos presidentes “nem aí” que desmontaram bons times e venderam jogadores em hora errada; pelos técnicos horríveis que comandaram nosso time (Levir Culpi, Márcio Araujo, Bonamigo, Candinho…), pelos jogadores medíocres que algumas diretorias permitiram vestirem a nossa camisa, pelos salários e bichos não pagos… Falar em união, em deixar as divergências de lado, é fácil… Mas que tal os cardeais palestrinos se unirem e pararem com essa papagaiada toda de situação ”rachada” e oposição trabalhando contra? Aí é que o bicho pega. São essas alianças e conchavos que interferem na hora de se tomar decisões benéficas ao Palmeiras. Tá todo mundo sempre de mãos atadas para não quebrar a frágil aliança que mantém forte a situação. Para não melindrar egos imensos… Parem de pensar em vocês e pensem mais no Palmeiras, porra!

VAMOS SAIR DESSA FASE LAZARENTA EM QUE ESTAMOS AGORA, TENHO CERTEZA! MAS SÓ SE VOCÊS AJUDAREM A TORCIDA E NÃO O CONTRÁRIO!

A nossa torcida é maravilhosa! O nosso pacto com o time foi feito no momento em que viemos ao mundo! É reafirmado no sangue que corre em nossas veias, é sentido no nosso coração, ainda que despedaçado tantas vezes. É extravasado nas nossas lágrimas, sejam de alegria, ou não. Ninguém tem que nos dizer como amar o Palmeiras! Já nascemos sabendo isso! E jamais abandonaremos o Verdão!! Façam o que diz e faz a torcida: TEM QUE JOGAR COM A ALMA E O CORAÇÃO!!!


2 comentários:

Unknown disse...

O site do Palmeiras deveria dar ênfase ao texto da Tânia e não desse cara..mas claro isso é impossível.

SAI ZICA!

Tito disse...

É Guto, mas a verdade não interessa, né?
Preferem esconder a incompetência de quem administra o futebol e jogar a culpa nas costas da torcida.
Assim não melhora nunca!