segunda-feira, 22 de junho de 2009

Revitalizando a Portobello Road (Updated)

O texto estava confuso. No momento que escrevia, o sono me matava.

O Council já tinha avisado. A partir de agora, nada mais de cafés, restaurantes ou lojas de roupas. Quem quiser abrir um negócio na Portobello Rd. terá que trabalhar com antiguidades e afins. O mesmo vale para os proprietários de imóveis.

Desde o início do ano fiscal, o Royal Borough of Kensington & Chelsea, atendendo aos pedidos dos comerciante mais tradicionais e dos moradores da região, modificou a política de ocupação da Portobello Rd. A idéia é manter as características do Portobello Market, considerado um legado de mais de 200 anos e deve ser preservado para as próximas gerações.

Dessa forma, onde havia uma loja do Wolworths, que quebrou com a crise, agora será mais um conjunto de boxes para os mercadores de Portobello.

A medida não é assim tão radical, já que os andares que não estão no nível da calçada - leia-se: basement e pisos superiores - estão liberados para qualquer tipo de comércio.

Olhando bem para a medida, além de ser acertada, uma vez que prioriza a tradição da via, fomenta a exploração comercial dos demais pavimentos dos prédios, que são decadentes moradias, muitas fechadas, já qué é impossível morar com um mínimo de sossego na PR. Isso é um bom exemplo de política pública de revitalização.

Mais ocupação, mais empregos, mais impostos. É a micro ciranda produtiva da rua. Vale lembrar que a região de Notting Hill e Bayswater e até, porque não dizer, o West London, de uma maneira geral, até 20 anos atrás era muito decadente. Hoje tem o maior percentual de valorização da cidade, graças às ações do Council.

Nenhum comentário: