sábado, 22 de agosto de 2009

Woody Alen e Barcelona na sexta à Noite


Resolvi encarar um on demand ontem. Olhei entre os mais recentes e fiquei entre as duas partes de Che e o Woody Allen. Sabe como é, sexta-feira à noite é muito mais atrativo ver a voluptuosa Scarlett Johansson, Penélope Cruz e a inglesa lindinha Rebecca Hall, do que um Benicio Del Toro barbudo.

Eu me diverti muito com os WA movies da fase mais cômica, os mais antigos, onde Allen era protagonista. Acho que dos mais densos assisti Mighty Aphodite, mas não tenho nenhuma lembrança. Engraçado.

Muitas obras depois, percebo que a psiquê de Allen ainda está presente. Só que mais sutilmente que nos antigões e em um corpo feminino, o que parece ser constante nas mais recentes películas do autor/diretor. Sobrou para a bela Rebecca Hall.

A pobre passa boa parte do filme sofrendo com aquilo que ocupa a alma do escritor: insatisfação amorosa, sexo mal resolvido, moral e costumes e por aí vai. Quando a carga dramática era menor e o baixinho atuava, valia boas risadas. Agora me parece um tanto clichê para um filme, digamos, mais emocional.

De qualquer maneira, se Woody Allen se tornou, para mim, menos interessante como autor, continua sendo um grande diretor. A atuação dos atores espanhóis Javier Bardem e Penélope Cruz é soberba. Scarlett e Rebecca estão muito bem, também. A fotografia é maravilhosa e o cenário nem é preciso comentar. Simplesmente, Barcelona.

2 comentários:

Joker disse...

Penso que Woody Allen é um dos mais originais, esquisitos, cómicos e sui-generis realizadores que há. Penso que apesar de ser aericano, não se envolve naquela onda absolutamente enjoativa da indústria do cinema americano que eu não consigo suportar apesar de admitir que há óptimos filmes americanos, óptimos realizadores e óptimos actores. Allen é, a meu ver, mais europeu que americano no seu género. Um dos meus filmes favoritos dele foi "Poderosa Afrodite", está fabuloso aquele jogo entre a imaginaçao dele e a realidade. Muito bom, apesar de muitas vezes, allen nao conseguir ser claro e limpo o necessário nas suas ideias de modo a ser mais acessivel. "Vicky, Cristina, Barcelona" nao foi um dos meus favoritos, apesar de ter apreciado bastante a histeria de penélope cruz...histeria tal que a levou a um oscar.

Tito disse...

Obrigado pelo comentário. Fiquei honrado com o comentário e mais ainda com o fato de vc me seguir! Fico imaginando oque uma pessoa amante das artes faz lendo um blog que fala muito de política e futebol, por exemplo.
Coloquei seu blog na minha lista de recomendados.
Quando tiver tempo e caso queira escrever aqui, o convite está feito, ok?
bjo