domingo, 16 de agosto de 2009

Que Começe a Farra ! (Primeira Parte)

Os modéééééééérnos leonores já mandaram avisar; Vão pegar dinheiro do BNDES para reformar o bordel. Não falta apoio para isso. Até o governador-candidato, ao que parece, vai colocar a cara em prol da empreitada.

Assim, usando o cacife político de Serra, as moças vão chegar onde querem. Isso me parecem favas contadas. JJ já deve estar quebrando as garrafas de Bell's e encomendando caixas e caixas de Single Malts. A burguesia falida voltará a viver dias de glória. Vai voar paetês e penas de pavão para todo lado. A tática parece clara. Postergar o que podem para matar qualquer outro projeto.

Como o candidato paulista está sem nenhuma vontade de fazer concessões ao adversário interno de Minas Gerais, não vai se dar ao luxo de perder a abertura da Copa do Mundo. É uma questão de sobrevivência para quem pratica a velha política. "Aqui tem coroné. E coroné de respeito tem pudê" Nada de "É dando que se recebe", nesse momento. O rolo compressor vai atropelar qualquer um que se colocoque no caminho do projeto pessoal.

Aí aparece algum ingênuo dizendo que o BNDES nunca emprestou dinheiro para sociedades sem fins lucrativos, que o SPFW enquanto devedor da União está inapto para o referido empréstimo e etc. É tudo verdade, na teoria. Na prática o que se vê no país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza é a mudança da regra de acordo com o interesse do momento.

Para ficar no futebol, o Flamengo é o exemplo. Clube inadimplente, desde os anos 70 deve os tubos para o Governo Federal e mesmo assim, teve o privilégio de ostentar a marca Petrobrás em sua camisa por vinte longos anos. Desde os 80's ninguém pediu CPI para isso, afinal quem quer atrelar a imagem a um ato contra o time mais popular do Brasil?

O affair BNDS-purpurina segue, mais ou menos, o mesmo padrão. Em ano pré eleitoral, qual governo faria o papel do bandido e vetaria a grana para as madames que posam de defensoras do orgulho paulistano? Quem quer correr o risco de ter os adversários explorando politicamente o fato e tentando jogar a opinião pública paulista contra? Dá para arriscar? Estamos falando de quase 10 milhões de eleitores no Estado.

Então que começe logo a farra com as reservas monetárias na Nação. Alí tem dinheiro de sobra e o início das obras para a Copa vai aquecer a economia, fazer as engrenagens rodarem e extirpará qualquer resquício da crise mundial. Aparecerão mais empregos, com isso existirá mais consumo e menos pobreza. Talvez crie alguma inflação por conta disso, mas a economia brasileira é sólida o bastante para para absorver o impacto.

Nossa relação com o dinheiro público é muito sui generis e isso só não é mais velho que a cidade de Porto Seguro. Quem sabe o país precise se enxergar com uma conduta ética menos rigorosa e tentar entender isso como parte da cultura, do DNA dos brasileiros.

O que eu escrevi é imoral? Mas afinal, o que é a moral? Não faltarão oportunistas para propor algo parecido com os parágrafos acima. Hoje o interesse pede a flexibilidade. Amanhã, muito provavelmente, voltarão a ser os paladinos da honestidade e soltarão seus dobermans em cima dos adversários da vez.

Esta reflexão continua ...

Nenhum comentário: