segunda-feira, 10 de maio de 2010

Une Weekend Parisienne II: E Na Imprensa Européia ...



Por uma "incrível coincidência", no momento em que começava a "guerra eleitoral" no Brasil, com partidários tucanos usando artimanhas que fariam enrubrecer Dick Vigarista, jornais econômicos como o Financial Times passaram a mostrar cenários menos favoráveis e/ou negativos para o futuro do país.

Na contramão, a revista semanal francesa Le Point, conhecida por sua independência editorial, coloca o Brasil na capa e dedica 21 páginas ao que chama de Novo Eldorado.

Várias questões são abordadas para concluir que o país do carnaval pegou o rumo para se tornar a quinta economia mundial em menos de uma década, como a Bio energia, o Pré Sal, a produção agrícola, a BOVESPA como a mais estável bolsa de valores do mundo e a consequente enxurrada de investimentos estrangeiros por conta disso.

De forma completamente diferente do Financial Times, por exemplo, mostra as favelas como um local onde é possível viver com dignidade e não como cenário do filme "Cidade de Deus" Desmistifica isso entrevistando o premiado cineasta Jonathan Nossiter, atualmente produzindo o filme Rio Sex Comedy.

Outra boa reportagem é sobre o "racismo cordial" existente na sociedade. Também sobra espaço para perder com uma matéria sobre Eike Batista, sua fortuna, uma Mercedes na sala de estar de sua casa e, quase metade do texto fala sobre Luma de Oliveira!


Faz ainda, um perfil intitulado "Lula, champion du monde des présidents"  Os dois principais candidatos ao Planalto também são mostrados. Imparcialidade é isso!


Nenhum comentário: