segunda-feira, 17 de maio de 2010

Via Cruz de Savóia

A História Achincalhada
Por João Medeiros, via Papo na Colina


Os jogadores que hoje pisaram no gramado sagrado de São Januário envergavam duas das mais vitoriosas e gloriosas camisas da história do futebol. Eles representavam em campo dois gigantes do desporto nacional - O Club de Regatas VASCO DA GAMA, conhecido pela alcunha de EXPRESSO DA VITÓRIA, e a Sociedade Esportiva PALMEIRAS, a ACADEMIA. Pois, numa eloquente demonstração do triste momento que vivem os dois Clubes, esses atletas depuseram contra a história. Maltrataram a bola, num festival de grosserias, de chutões bisonhos e caneladas. Protagonizaram o que foi, sem dúvidas, o pior jogo já realizado entre essas agremiações.

VASCO e PALMEIRAS se enfrentaram em jornadas inesquecíveis por toda história. Há pouco tempo, no fim dos anos 90, disputaram várias finais em que ora um, ora outro, saia vencedor. Partidas históricas. Times recheados de craques que contribuiram para escrever páginas belíssimas nas lembranças desse confronto. Jogadores que emocionaram as duas torcidas, como Edmundo, Evair, Jorge Mendonça, Cesar, entre outros tantos que vestiram os dois mantos. Pois hoje Nilton, Souza, Armero, Caíque, Vítor, Marcos Assunção...rasgaram a história. Debocharam do passado glorioso e genial desses Clubes. Me pergunto até onde vai a culpa desses infelizes. Não seriam mais culpados aqueles que permitiram que os coitados envergassem camisas de tanto peso e responsabilidade? Aqueles que, de suas salas refrigeradas, têm feito esforço sobre-humano para apequenar e desmontar os dois clubes, que num passado recente eram temidos e respeitados onde quer que jogassem? Carlos Leite, J. Hawilla..., crápulas que enriquecem às custas da paixão cega de milhões de torcedores, devem estar felizes por verem suas mercadorias vagabundas expostas nessas que ainda, apesar deles, são duas das mais admiradas vitrines do futebol brasileiro.

Esse time, que saiu aplaudido pela torcida há poucos dias atrás, dá em paga, à mesma torcida, isso que vimos hoje...

Saí triste com o que vi, e preocupado com o que nos espera.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* A Colina Histórica não merecia esse tipo de espetáculo. As torcidas de VASCO e Palmeiras, igualmente, também não mereciam ver as duas lendárias camisas profanadas pela grosseria desses jogadores.

*
 O jogo de hoje tem lugar certo no TOP 10 dos piores jogos que vi do VASCO em toda minha vida. E não vi poucos...

* O Gaucho não é técnico de futebol. Definitivamente.

* Mas Jumar, Caíque, Dedé, Léo Gago...também não são jogadores de futebol. Técnico e jogadores se merecem.

* Os jogadores se esforçaram, talvez merecessem aplausos...


Nenhum comentário: