sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

No Buy, No Lies

Não adianta, que manchete não faz crise

By Brizola Neto, via Tijolaço

Faz tempo que o jornalismo econômico brasileiro voltado para o grande público passou a ser o centro de uma operação de terrorismo político. Quando comecei este blog, há seis meses, uma das primeiras coisas absurdas que mostrei foi como, com o país em plena retomada econômica, O Globo e a Folha gritavam em manchetes escandalosas que o país estava em recessão.

Ambos se aproveitam do desconhecimento do grande público sobre indicadores econômicos para anunciar, sempre que podem, que o Brasil fracassou e está à beira do abismo.

Há uma maneira fácil de verificar que é assim. Globo e Folha são sócios num jornal de economia, voltado para empresários, investidores, gestores de empresas, enfim, um público que entende os sinais da economia com muito mais informação que o público em geral. É o Valor Econômico, e ali não fazem gracinhas, porque perderiam de imediato a credibilidade. O empresário sabe que está vendendo mais, que seu concorrente está vendendo mais, como vou dizer a ele que estamos em recessão?

Vejam o que aconteceu ontem, com o anúncio de números ligeiramente mais baixos para a expansão do PIB. O Valor, que é feito para o público “esperto”, dá como manchete “PIB cresce menos e com mais equilíbrio” , e diz:

“O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,3% no terceiro trimestre deste ano em comparação com o segundo trimestre, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mudou a avaliação sobre o ritmo do crescimento brasileiro e sua composição – o país está crescendo menos que o estimado, mas de uma forma melhor, com mais investimento. (…)Os números indicam uma expansão mais equilibrada da economia, o que deve ajudar o país a atravessar 2010 sem pressões inflacionárias relevantes – com isso, diminuem os motivos para o Banco Central (BC) antecipar um eventual ciclo de alta dos juros.”

Se você quiser ler o post que fiz aqui, ontem, verá que é o mesmo que dizíamos. Porque é o que fica evidente com um exame sereno dos números. Só vai escrever diferente aquele que estiver, deliberadamente, desejoso de pintar um quadro irreal.

Mas, quando se trata do público que O Globo e a Folha consideram “otário”, a mesma notícia é tratada com manchetes alarmistas e catastróficas: “PiB é o pior em 10 anos”, diz o Globo.

O único problema para eles é que, mesmo que não registrem fatos, manchetes são incapazes de criar fatos duradouros. A economia brasileira, que tem problemas estruturais, um modelo injusto e precisa ser reformada, não está em crise, ao contrário. O crédito, o consumo e o salário estão dando ao brasil um rara oportunidade de expansão com menos injustiças.

E isso os jornalões sabem.

Por saberem é que não o dizem.

Nenhum comentário: