sábado, 12 de dezembro de 2009

Da Porcopédia Para o Mundo:


Falou o Santo:

"Com a Lei Pelé, hoje, o jogador não é preso ao clube, e isso é um problema no meu ponto de vista. Serei transparente, pois não vivemos em ditadura, então vou expor minha opinião. O jogador atual é muito mais vaidoso, pensa mais no individual que no coletivo. Mesmo que o time não consiga um bom resultado, alguns jogadores se valorizam porque conseguem fazer boas partidas, ter destaque, é a forma de futebol hoje em dia.

Quem consegue colocar o time todo humilde dentro de campo, com todo mundo jogando por todo mundo, é que faz a diferença, mas não acontece aqui no Palmeiras e em vários lugares. O que prevalece hoje é esse pensamento individual, deixando o conjunto de lado."

Marcos já alertava para esse problema de vaidade e individualismo no grupo, em entrevistas na época que o Palmeiras começou a virar a chave. Sobre a Lei Pelé, essa veio para arrebentar financeiramente os clubes, acabar com o futebol e deixar os clubes reféns dos agentes e empresários da bola.

Juca Kfouri, o paladino da moral e bons costumes, na época era assessor especial de Pelé. Alguns dizem ser o próprio autor da lei, uma espécie de ghost-writer do ministro. A lei nasceu para punir os clubes e libertar os jogadores do passe. Feita de forma autoritária, sem ouvir todos os lados, deu no que deu. Os clubes viraram barrigas de aluguel, vitrines, onde empresários exibem suas mercadorias e tentam a qualquer custo negociá-los a maior quantidade de vezes possível. Raríssimos são os jogadores que passam mais de duas temporadas no mesmo clube.

Os clubes antes formadores de jogadores, hoje veem suas categorias de base loteadas entre empresários da bola. E não é raro quando um jogador formado em um clube, é vendido para o exterior antes mesmo de estreiar no time principal. E quem vê a cor da bufunfa ?
Veja o que pensa o paladino Kfouri sobre a lei que deixou os clubes de joelhos e nas mãos de agentes honestos:

"A Lei Pelé só atrapalha quem busca desculpas para se atrapalhar ou viu dificultada a mamata de botar no bolso o dinheiro dos clubes. A Lei Pelé não tem culpa alguma. Temos é de responsabilizar a gestão, separar o futebol profissional das outras atividades do clube e geri-lo feito empresa."

A quem interessou tudo isso ? Se antes Kfouri criticava os dirigentes que se sentiam donos de seus clubes, porque não critica agora os novos donos do futebol ?

2 comentários:

Craudio disse...

Caros verdes, o Marcos foi perfeito nas palavras. E a conclusão, com o modelo administrativo que prega juquinha, explica muito as constantes porradas em Lula e no Ministério que ele queria colocar debaixo do braço.

Tito disse...

Tadinho. Espero viver para ver essa maldita leiJk virar história!
abs