segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Duro Momento de Dizer Adeus ...

Meu tio Cândido se foi. Depois de quase três anos vivendo em estado vergetativo. Uma pessoa que esteve, desde sempre, em minhas memórias.

O tiozão que não teve filhos, mas cuidou dos sobrinhos como tal. A pessoa mais bem humorada que conheci. Tinha a mania de fazer trocadilhos e rimas para a alegria das crianças. A alma generosa que nunca se furou em ajudar as pessoas da maneira que podia.

A vida judiou dele. Primeiro perdeu a companheira, num doloroso processo de câncer. Depois a audição. Ficou sem poder ouvir Martinho da Vila e outros sambistas que adorava. Mas, nem as mazelas conseguiram acabar com suas piadas ou tirar o sorriso fácil daquele rosto.

Contudo, faltava ainda a última provação. Um tal AVC de tronco pegou-o pela perna. Sucedeu-se então, uma delicada cirurgia e a alegre pessoa se transformou em uma criatura imóvel. Nunca mais houve um sorriso.

Demorei muito tempo para ir visitá-lo. Faltava coragem para encarar meu tio naquela situação e para ter a prova irrefutável de que, aquela asa protetora, com a qual pude contar sempre, não mais existia. Só fui às vésperas da mudança para Europa.

Depois disso, só tive notícias, sempre as mesmas; "Seu tio foi, outra vez, para o hospital e está na UTI" - E depois: "Seu tio voltou para casa está sob os cuidados do home care". - Na minha visita ao Brasil, no mês passado, não pude vê-lo. Estava na UTI, de onde não saiu.

Na morte do meu pai, ele esteve ao nosso lado, para ajudar na cansativa e dolorosa burocracia desses momentos. Infelizmente, pela distância, não poderei retribuir a gentileza. Faço então, uma última homenagem:



4 comentários:

Anônimo disse...

Meus pêsames pela perda.

Tito disse...

Valeu Fábio, obrigado.
abs

Raulzito disse...

Grande Tito,
Sinto muito pela perda, mas com certeza está onde possa voltar a sorrir. o amor vai além do plano espiritual, e da forma como fala dele, é notório que esse sentimento comandava a relação de vocês.
Força irmão!!!
Grande abraço!!!!!!

Tito disse...

Grande Raul, obrigado pelas palavras. Andava sumido, heim?
abs