sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mudando a Cara

Os lojistas de Portobello Road estão indignados. Tudo por conta da abertura de uma loja da súuuper trend grife de roupas All Saints, com suas vitrines completamente ocupadas por antigas máquinas de costura, na esquina de Westbourne Grove.

O fato ganhou relevância e gerou uma matéria de duas páginas no Evening Standard, das quais, uma pequena parte foi reproduzida no site.

Alegam os lojistas do Portobello Market que, a loja de, aproximadamente quatro mil metros quadrados, é muito grande se comparada aos demais estabelecimentos e, por isso, descaracteriza o estilo da área.

Além disso, o temor é que a moda pegue e acabe por matar o market. De fato, o imóvel abrigava anteriormente pequenos espaços, onde eram comercializadas antiguidades, o objeto do mercado de Portobello e está no meio da parte mais bacana e tradicional da rua, cheia de pequenos prédios coloridos.

Para muitos, a loja não impacta visualmente e suas vitrines dão um ar especial ao local. Tal impressão talvez se deva ao fato de que, o imóvel ficou mais de dois anos em obras e coberto por tapumes.

Parece claro que o Concil comeu barriga. Como os caras que não autorizam a abertura de cafés e restaurantes na rua, sob o pretexto de preservar o mercado deixaram isso acontecer? Afinal, existem rígidas normas que regulamentam qualquer mudança na fachada ou na forma de uso dos imóveis de Notting Hill. Em geral, acontece um moroso processo até que tudo tenha a aprovação prévia.

É aí que o bicho pega. Para os lojistas resta claro que pequenos antiquários deram lugar ao comércio de roupas. Tim Ahern, membro da administração, alega que não houve mudança e que, por isso, o Concil está de mãos atadas no caso.

Seria a All Saints uma big loja de roupas antigas? Ou o caso está mais para, como cantou Caetano: "Da força da grana que ergue e destrói coisas belas"?

Nenhum comentário: