quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Alô, alô, respondi... DoLaDoDeLá Para o Mundo

- Presidente?

- Sim.
- Que honra falar com o senhor. Tenho tentado há duas semanas uma ligação de cinco minutos. Prometo não passar do tempo.
- Você precisa ser breve, porque tenho um helicóptero na base de Salvador me esperando para partir.
- Presidente, só queria dizer que 2009 foi um ano muito importante para todos nós brasileiros, mesmo que muitos não entendam ou admitam.
- É meu caro. Se 2009 foi assim, espere só para ver 2010.
- Os jornais mostraram fotos do senhor descansando merecidamente. Adorei o calção com os cordões soltos, o barrigão à mostra, a ducha ao ar livre. E aquela foto do senhor levando o isopor na cabeça, então? Sensacional! É a síntese do desejo de um brasileiro comum no verão, como o senhor bem sabe.
- É, mas infelizmente a chuva atrapalhou os planos de muita gente. Deixou mortes, prejuízos e muitos desabrigados nesse verão. Estradas e pontes foram danificadas. Teremos muito trabalho pela frente. Quero achar que tudo não passou de uma fatalidade...
- Acho que - na maioria dos casos - foi sim. Em outros foi negligência mesmo!
- Mas não é hora de procurar culpados. Vamos acertar as coisas primeiro. Cuidar das vítimas. Reconstruir o que ficou destruído.
- Concordo. A prioridade são os desabrigados e os danos materiais.
- E a polêmica dos caças?
- Não existe polêmica nenhuma. Na hora certa vamos assinar e pronto.
- Presidente, só mais uma pergunta. Na verdade, uma inquietação. Quais os planos para 2010 no que se refere às eleições?
- Olha, como diz o Franklin, ainda tem muita água para passar debaixo da ponte. Precisamos esperar um pouco mais as coisas clarearem.
- É que já estão dizendo que o senhor está tramando a queda do vice da Dilma, apoiando o Hélio Costa em Minas, boicotando os candidatos naturais do partido na Bahia e no Rio, sem contar o vazio em São Paulo. De certo mesmo, ao que parece, só mesmo o Acre e o Rio Grande do Sul...
- Olha, vou te dizer uma coisa. Na política é preciso de calma. Esses rumores interessam muito à oposição, que quer atrair o Governo para um debate que não nos interessa. Deixa eles plantarem as notícias deles. Nós vamos plantar obras do PAC por todo o país. Vamos dividir melhor as verbas de publicidade do Governo, para melhorar o acesso das pessoas a mais fontes de informação e continuar investindo no combate à fome e à pobreza, para dar dignidade ao nosso povo.
- Obrigado. Posso publicar no blog nossa conversa?
- Faça como fez com a Dilma. Se alguém perguntar, negue que conversou comigo. Você já imaginou se eu tiver que atender a todos os blogueiros do país? Um abraço, meu caro.
- Até logo, presidente. (tempo de ligação: 3 minutos)
Marcão, dessa vez não nos encontramos. Na próxima, com certeza! Um brilhante 2010 para você!

2 comentários:

maureliomello disse...

Fique tranquilo. Se não for no mundo relativo, nos encontramos no absoluto. Lá não temos como fugir um do outro, irmão. Feliz 2010 para você e todos os seus e nossos.

Tito disse...

:)
bjo