sábado, 14 de março de 2009

Imprensa Esportiva: No Buy, No Lies e o Jogo do Verdão

Considerações sobre a mídia esportiva:
.
No que diz respeito ao futebol, esta semana foi a primeira do resto de minha vida. Decidi segmentar completamente minhas fontes de informação.
.
Basta de crises, todos os dias, no Palestra Itália. Dessa forma, Leio, ouço e vejo o que me interessa. E, por incrível que pareça, as análises da Mídia Palestrina me parecem ter muito mais argumentos e mais critério do que na convencional.
.
O Marco Aurélio escreveu, no ótimo doladodelá, sobre uma pesquisa realizada pela Queensland University of Technology, da Austrália. Lá, 90% dos estudantes de jornalismo não gostam de ler jornais, preferindo a TV e a internet como fontes de noticias. Não vou me alongar no comentário e sugiro a leitura do original.
.
Mas, surfando a onda do Marcão e adaptando à minha realidade, concluo que, cada vez mais, a pessoa ávida por informação, vai acabar buscando fora dos meios tradicionais, extremamente viciados, o que considera as melhores opções.
.
Desta forma, salvo as honrosas exceções do tipo Lédio Carmona, Caio Ribeiro, Alex Escobar e pouquíssimos outros, chega de imprensinha medíocre.
.
Never More !!! Aos aduladores dos mesmos de sempre, criaturas despreparadas que vivem de criar factóides, informar pela metade, de acordo com a conveniência e analisar o esporte de maneira mais passional do que qualquer torcedor.
.
É a tosca rádio Jovem Pan, a famigerada Folha de S. Paulo, o Lance!, Milton Neves, Juca Kfouri e um sem número de outros meios de comunicação e profissionais-torcedores da desprezível “mídia cor-de-rosa”.
.
Só que, a Cesar o que é de Cesar. Agradeço e entro no Globoesporte.com para utilizar os vídeos que coloco em meus posts.
.
“... No gramado em que a luta o aguarda ..."

No dia em que “Pierre nota 100” foi homenageado, mui merecidamente, por ter atuado em mais de 100 jogos com a camisa do Alviverde Imponente, o Palmeiras voltou ao seu estádio para enfrentar o Barueri, pelo Paulistão.
.
Desafortunadamente, fui dar uma cochiladinha até a hora do jogo e acabei acordando às 21h10. Assim, hoje é dia de emprestar as letras de Eduardo Luiz, do PTD – Palmeiras Todo Dia, sobre o jogo:
.
“Em tarde inspirada, Palmeiras vence
.

Com Sandro Silva no lugar de Marcão, o Palmeiras foi a campo no 4-4-2. O time não estranhou a mudança de esquema e começou bem no jogo. Aos 6 minutos Armero cruzou para Keirrison de cabeça assustar pela primeira vez o goleiro Renê. Aos 10 Cleiton Xavier lançou o camisa 9 Palmeirense mas na hora da finalização um zagueiro o desarmou.

.
A tática do Barueri era clara: jogar todo recuado à espera dos contra-ataques, mas a zaga alviverde estava bem postada. O Verdão seguia melhor em campo e poderia ter aberto o placar aos 35, quando Diego Souza fez grande jogada e deixou Keirrison em ótima condição para marcar, mas a bola saiu rente à trave direita de Renê. O Barueri só abandou a postura defensiva nos 10 minutos finais.
.
Aos 37 Sandro Silva desviou cruzamento da direita e quase fez gol contra, mas a principal oportunidade da equipe visitante aconteceu aos 40, depois de cobrança de escanteio; Pedrão, livre de marcação, cabeceou para fora. Essa foi a última grande chance da etapa inicial, que terminou da mesma maneira que começou: sem gols.
.
Sem mudanças nos dois times, o jogo também voltou igual. O Palmeiras tinha mais posse de bola mas não conseguia furar a retranca do Barueri. A situação só foi mudar depois dos 12 minutos, quando Luxa colocou Lenny e Marquinhos em campo, nos lugares de Sandro Silva e Willians, respectivamente.
.
No minuto seguinte Lenny quase abriu o placar após bate-rebate na área. Aos 20 enfim a bola entrou. Diego Souza puxou contra-ataque e tocou para Keirrison chutar colocado: 1 x 0. Em vantagem no marcador, o Palmeiras se soltou e chegou ao segundo gol pouco tempo depois, e foi um golaço. Lenny dribou um marcador e tocou para Diego chutar de primeira: 2 x 0.
.
A essa altura o Barueri já não contava mais com Flávio, que foi expulso após cometer falta dura em Lenny. Com o adversário entregue, ainda deu tempo de sair o terceiro gol; Marquinhos tocou para Pierre chutar colocado da entrada da área: 3 x 0 e fim de jogo no Palestra Itália.
.
Com a vitória o Palmeiras chega a 33 pontos e se mantém na liderança isolada. Às 20h30 de terça-feira (17/03), em jogo adiado da quinta rodada, o Verdão enfrenta o Noroeste no Palestra Itália.
.
Depois de três jogos sem vencer, o Palmeiras se reencontou hoje não só com o resultado positivo mas também com o bom futebol. E o mais importante: contra um bom adversário.
.
O time esteve bem durante toda partida. Cleiton Xavier voltou a dar seus belos passes de primeira, se movimentando bastante; Armero sempre aparecia bem pela esquerda; Pierre dava conta do recado na marcação; no meio-campo Diego estava com fome de bola e na frente Willians e Keirrison, apesar de perder boas chances, davam trabalho aos seus marcadores.
.
No segundo tempo Lenny e Marquinhos entraram muito bem, principalmente Lenny. O atacante estava abusado; partindo para cima de todos adversários. E foi num lance assim que saiu o gol mais bonito da partida (e provavelmente da rodada); ele meteu debaixo das pernas de um zagueiro e tocou para o Diego marcar o segundo.
.
Grande atuação do Verdão! Esse sim é o time que deixou todos empolgados no começo da temporada. Tomara que não oscile mais!
.
Curtas:
.
- A zaga continua dando sustos;- O esquema 4-4-2 parece ser bem mais interessante que o 3-5-2 e o 3-6-1;
- Keirrison parecia estar numa tarde infeliz, mas mesmo atuando abaixo do normal, deixou sua marca;
- Fabinho Capixaba não foi horrível, mas está longe de ter a confiança da torcida.
.

2 comentários:

maureliomello disse...

Você tem dois defeitos:
1. Me levar a sério;
2. Gostar do Palestra.
Beijos,
Marco.

Tito disse...

RSSSSSSSSSSS. Essa foi boa !!!

bjos