sábado, 8 de novembro de 2008

Mais um sábado

Dia chuvoso e monótono, como, invariavelmente, estão sendo os sábados de outono. Manhã em casa, de pijamas, almoço em uma lanchonete de Holland Park Road..
Porém, a noite reservou-me boas surpresas televisivas, após os tradicionais Nick Jr da Valentina e do X Factor da Anne. O Channel 4 Films passou em sequência; Dogma e Natural Born Killers. Como podem ver, os filmes que passam por aqui, em pleno sábado à noite, não são o que podemos chamar de lançamentos.
.
Estou esperando, anciosamente pelo próximo sábado. Quem sabe não rola um Aeroporto’74 ou um filme que assisti ainda criança, que me marcou bastante e que nunca mais vi outra vez: Grand Prix.
.

.
Dogma (1999)
Direção: Kevin Smith
Com:Ben Affleck, Matt Damon,Linda Fiorentino, Salma Hayek, Jason Mewes (Jay), Kevin Smith (Silent Bob), Chris Rock e Alanis Morissette.
.
Este eu nunca tinha visto, novidade mesmo. É a estória de dois anjos Bartleby (Affleck) e Loki (Damon), expulsos do paraíso e que querem retornar a qualquer custo. .

Para tanto, eles têm um plano; Valendo-se de uma brecha em um dogma da Igreja Católica, decidem participar ativamente de uma campanha pelo perdão coletivo, fato que poderia levá-los, absolvidos de seus pecados, de volta à sua morada celestial.
.
Tudo lindo e maravilhoso, tirante o fato, que tal ato provaria que Deus (Alanis Morrisete) é falível e causaria, como consequência, a extinção da realidade.
.
Para evitar que tal tragédia ocorra é montada uma equipe de combate aos anjos caídos, formada pela última descendente de Jesus Cristo (Linda Fiorentino) tirada de uma clínica de abortos, o 13º apóstolo, negro (Chris Rock), dois profetas (Jay & Silent Bob) e uma Musa - e que musa !!! - Inspiradora (Salma Hayek).
.
O meu primeiro Tarantino. Roteiro anárquico que Quentin escreveu e posteriormente rejeitou quando Oliver Stone adquiriu os direitos e o tranformou numa sátira. Stone é um diretor/produtor, no mínimo, polêmico, normalmente classificado no tipo "ame-o ou deixe-o. "Assassinos por Natureza", é um daqueles filmes dos 90’s que sempre recordarei, seja lembrando do roteiro ou da abusada direção.
.
Tornou-se um cult movie pela utilização de várias técnicas, pouco usadas no cinemão da época; Animação, 16mm e p&b, resultando num “vatapá” de efeitos visuais, um quase um cult movie pela utilização de várias técnicas, pouco usadas no cinemão da época: animação, 16mm e p&b, resultando num “vatapá” de efeitos visuais, um quase vídeo clipe. Enfim, é provocante, psicótico e violento.
.
Mickey (Harrelson) e Mallory (Juliette Lewis) foram vítimas de maus-tratos quando crianças e se tornam serial killers, admirados pela mídia e enaltecidos pelo público. O filme satiriza a opinião pública e a forma como esta encara a violência.
..
Wayne Gayle (Downey Jr.) é o produtor de um programa sobre assassinos em série que pretende entrevistá-los, Jack Scagnetti (Sizemore) é o polícial que pretende os capturar. Em comum, todos os personagens têm a tendência para a violência e, acima de tudo, um olho no peixe e outro virado para o circo da TV..
.

Nenhum comentário: