sexta-feira, 3 de abril de 2009

Salmão do Chef

Ultimamente, estamos cozinhando com maior freqüência. A comida pronta dos supermercados, há tempos, não nos traz novidades. Resumindo, enjoamos do cardápio e começamos a variar. O custo é ter que esquentar a barriga no fogão. Mas, como a tarefa têm sido compartilhada, não parece obrigação e acaba sendo divertido.
.
O jantar de hoje foi pilotado por mim. Abri meu livro de receitas e não encontrei nenhuma de peixe que animasse. Parti para a adaptação. Fui olhando várias receitas e procurando algo que me parecesse interessante.
.
Fiz um mix de duas receitas. Como escrevi, dias desses: "Muito se adapta" e ficou bom. A Anne acha que o tal molho cairia melhor em uma ave, eu confesso que gostei muito com o pescado.
.
Ingredientes:
Azeite de oliva;
1 cebola pequena picada;
1 dente de alho;
4 postas de salmão;
1 colher (sopa) de mel;
Suco de 1 limão siciliano;
Raspas da casca do limão;
300 ml de caldo de legumes;
1/2 copo de àgua;
1 colher (sopa) de maizena.
.
Preparo:
Aqueça, em uma panela, azeite suficiente para quatro postas de salmão. Refogue a cebola e o alho, por uns cinco minutos.
- Nota do chef: Como eu usei uma panela estilo Le Creuset, a fritura demorou esse tempo. Com outro tipo de panela, vai o feeling do cozinheiro.
.
Tudo fritinho, coloque o salmão para dourar, dos dois lados, claro. Feito, adicione o caldo de legumes, o mel, o suco do limão e as ervas (que podem ser substituidas por coentro bem picadinho, tempero mais adequado para o peixe). Tampe e deixe cozinhar por 20 minutos.
.
Nesse meio tempo, aqueça meio copo d'àgua e misture maizena, formando uma pasta.
- Nota do chef: Como eu não tinha maizena e mesmo se tivesse não usaria, pois não agrada meu paladar, usei um tipo de malte que achei por aqui, que engrossa o caldo legal, tem sabor suave e deixa o molho com um colorido mais bacana.
.
Depois de 20 minutos do cozimento, retire as postas, mantendo-as aquecidas. Despeje a pasta de maizena (de malte ou do que achar que fica bom), e mexa delicadamente até obter um molho homogêneo. No meu caso, o salmão soltou alguns pedaços, então eu os amassei para formar o molho.
.
Agora só falta jogar dentro as raspas de limão, dar umas mexidas para soltar um pouco do cítrico e despejar sobre o peixe.
.
Como acompanhamento fiz batatinhas. Primeiro cozinhei. Não marquei o tempo, mas foi o suficiente para ficarem quase moles. Depois, com um fio de azeite em uma frigideira, coloquei as "tatas" para dourar, joguei sal e ervas. Mexi um monte e coloquei no refratário junto com o salmão.
.
É isso aí !
.
.

Nenhum comentário: