sexta-feira, 30 de abril de 2010

Manual de Redação e Estilo

"O que ele quer para o Brasil é o que usualmente nós chamamos de sonho americano."
Michael Moore, cineasta e autor do perfil de Lula na revista Time


Isso é dica do DoLaDoDeLá. Várias das imagens que ilustram o post foram copiadas do post do Marco.

O pessoal do Millenium opera sempre da mesma forma. Se não der para omitir, a obrigação é, pelo menos, relativizar. Colocar uma manchete negativa em destaque sempre ajuda no processo.

Vamos aos fatos; O presidente Lula foi eleito o pela revista americana Time como o homem mais influente do planeta. Os principais portais jornalísticos millenários, digo, brasileiros assim noticiaram:

Primeiro, o jornal nº 1 em canalhice:


Serviço completo. O destaque negativo é a intenção do presidente de sair panfletando em favor de sua candidata. ao lado, uma foto do meigo candidato oficial usando um chapéu de vaqueiro e a cereja do bolo é a forma como a notícia é mostrada. A nota sobre o TM reverbera a opinião da oposição e não o fato, além de ser minúscula, vale usar uma lupa.Tirou nota dez!

Em seguida, como diria meu amigo Marcão, o serviço das "organizações":


Usam e abusam da técnica do "top-top". O Globo direciona as highligths diretamente para a classe média, azeda os leitores com o fato da Receita Federal castigar os pobres assalariados que carregam o Brasil nas costas e pagam fortunas de IR na fonte. Alguns tentam desesperadamente recuperar alguma graninha usando recibos médicos falsos. Top-top!

O G1 que dialoga com a mesma classe, contudo atinge também os recém chegados, aqueles que sairam da pobreza e agora tem um computador, comprado em parcelas. Juros sobem e todos se ferram, até quem compra parcelado nas Casas Bahia. Top-top!

A informação sobre Lula é apresentada quase sem destaque. Fotos de moças de biquini e jacarés são muito maiores. Nota 7.

Depois vem a Veja:


Já fez melhor. A chamada negativa é sobre o petróleo derramado no golfo do México. Apesar do meio ambiente ser assunto em voga, não sensibiliza a todos. Fora que, a foto do presidente saiu grande demais. nota quatro. Ficaria de recuperação, mas vai passar pelo histórico de bons serviços prestados.

Finalizo com o Estadão:


A política do morde-e-abana do jornal ainda vai criar problemas lá na tchurmma. O periódico dos quatrocentões está pedindo para levar um chute na bunda de seus pares. A negativa só preocupa aos torturadores e a foto do presidente sorrindo então ... Isso é coisa do meigo! Nota 1

Brincadeiras à parte, o fato é que nenhum dos grandes veículos divulgou a notícia verdadeira. O homem foi eleito o MAIS INFLUENTE e não um dos mais influentes. Para quem não vê nada demais, imaginem a manchete sobre o final do campeonato brasileiro do ano passado sendo simplesmente; "Flamengo termina sua participação no Brasileirão e está na Libertadores". Faz diferença ou não?

Nenhum comentário: