quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Considerações sobre o jogo do Palmeiras

Hoje minha análise vai se concentrar no personalíssimo, invisível, e, portanto, muito questionável modo como eu vejo uma partida do meu time. O Palmeiras lutou, só que me parece faltar alguma coisa de “Boca Jr”, aquela segurança/arrogância de quem vem, vê e vence e, para complicar, teve alguns jogadores decisivos como Diego Souza, Alex e Leandro em má jornada.
Muita posse de bola e pouca objetividade e, das poucas chances que teve, a maioria caiu no pé de quem não devia; Elder Granja que, parece ter dois pés esquerdos.
Pode parecer choro de derrotado, mas não é. Primeiro porque o Verdão não perdeu o jogo, só a ponta da tabela e com apenas dois pontos de diferença. Contudo, é difícil não considerar os equívocos da arbitragem neste jogo, se não foram descaradamente fundamentais para alguns (pra mim foram!), contribuiram decisivamente no resultado do prélio.
Senão vejamos: O jogador número dois do Figueirense, Alex não sei doquê, fez falta violenta em Kleber e levou cartão amarelo, no começo do primeiro tempo, ou melhor “cartão de crédito”, pois, desceu a lenha o jogo inteiro e ficou até o fim do jogo em campo.
Continuando na observação do tal Alex, que é o principal coadjuvante da arbitragem no prejuízo alvi-verde, logo que Denilson entrou em campo, Alex foi disputar uma jogada na linha de fundo com o jogador do Palmeiras, agarrou-o pela camisa e, como não teve sucesso na empreitada de barrar o adversário, aplicou-lhe o chamado “cuecão”, ou seja, puxou o calção do cara até, mais ou menos a nuca.
Vejam, se a regra do futebol reza que agarrar pela camisa é atitude anti esportiva e deve ser punida com cartão amarelo, só isso já bastaria pra mandar Alex, a aberração, um misto de zagueiro, de lateral direita e de lutador do UFC, para o chuveiro. O que dizer então do cuecão? Detalhe, o Juizão marcou falta de Denilson !!!
Passados alguns minutos, Alex, agora transmutado em Shiva, a Deusa Hindú de 18 braços, enfia uma de suas mãos na cara de Kleber, impedindo-lhe a passagem, você que está lendo, pela narração do fato, marcaria falta? – Sim, muito bem !!! E se o fato ocorreu dentro da área, então é penalti, correto? Para o árbito, NADA !!!
Para o comentarista da Globo José Roberto “Wrong”, jogo perigoso, tiro livre indireto. Não, Wrong, não ... Quando há contato físico não existe jogo perigoso, é tiro livre direto, no caso penalti, tá na regra.
Pô ! Se até pro Wrong, aquele que calado é um poeta, foi falta, vou colocar mais oquê aqui?
E finalmente, aos 43 minutos do segundo tempo, Evandro entrou driblando a defesa do Figueirense e chutou, péssimamente, diga-se, para o gol, vencendo o goleiro e ... Quem estava em baixo das traves para evitar o gol? Ele, Alex, momentâneamente transformado em centopéia. Exatamente, aquele Alex que deveria ter sido expulso no lance com Denilson, o mesmo que fez penalti em Kleber, Alex, o X-Man do Mal, a erva daninha, mais uma vez, participou de um lance capital do jogo.
Será que estou tão persecutório assim? Ou será que certas pessoas conspiram para que as coisas terminem de forma polêmica? Quando vi, na terça, que o Gaúcho iria apitar a partida de hoje, fiquei com os cabelos em pé, depois de ler a manchete da “Gambazeta Esportiva” então, criou-se uma concetração de pulgas atrás da minha orelha.
No highlight, o árbitro tenta tranqüilizar os palmeirenses, batendo no peito e dizendo: - Sou profissional – Errado, companheiro, juiz de futebol não é profissional, até recebe remuneração, a título de ajuda de custo, mas, obrigatóriamente, têm que ter uma profissão distinta, outra fonte de renda adequada a sua subsistência que não o futebol.
Portanto, a esfarrapada colocação do juiz só aumenta minha desconfiança. Não se trata de insinuar que o cara torce pro Grêmio, ou ganhou dinheiro pra prejudicar, e sim o intangível; Um vizinho ou tio, quem quer que seja, fazendo um comentário do tipo: - Não vai ajudar o Palmeiras e prejudicar o Grêmio, hein !!!.
Não há como dissociar o indivíduo e, via de consequência, o árbitro da influência social do espaço em que vive, assim, quem cuida de arbitragem no Campeonato, perdeu uma grande oportunidade de evitar polêmicas.
Eu sei que parte da imprensa vai dizer que meu time tá liquidado, em franca decadência, que o ambiente está ruim, afinal o Alex saiu pelo outro lado do campo e não deu a mão para o Evandro na substituição e que o SPFW é o favorito para o próximo jogo.
Querem saber? F ........-se a imprensa, que nunca vai ver um jogo do Verdão como eu vejo !!!
A liderança mudou de mãos ...
TEMPORARIAMENTE, Temporariamente !!!

Nenhum comentário: