segunda-feira, 5 de julho de 2010

Seleção Brasileira

Não pretendia escrever nada sobre o tema, mas vamos lá.  Os dias vão passando e ainda leio a reação de pessoas indignadas e culpando o técnico Dunga e o pobre Felipe Melo pela eliminação. Aí fica difícil calar.

Comecemos por Dunga; O que fez o treineiro de tão desastroso? Não levou os melhores jogadores? Quem são os talentos inquestionáveis que ficaram de fora? Ronaldinho Gaúcho, um jogador em decadência? Neymar? Que até outro dia treinava nos juniores do Santos?  O problemático Adriano? Ou seria Ganso, que tem no currículum um título paulista?

Não existem unanimidades que tenham sido injustiçadas, apenas diferentes opiniões. 

A seleção, diferente de 2006, não parecia um "catado" em campo, cada jogador sabia o que deveria fazer. Se as coisas não funcionaram bem, não foi por problemas táticos. Isso deu-se por questões técnicas dos boleiros. Kaká, Robinho e Luiz Fabiano, por exemplo, jogaram abaixo de suas possibilidades e isso fez muita diferença. Há que se considerar ainda, que Elano, um dos principais jogadores nos dois primeiros jogos da Copa, saiu por contusão e Dani Alves não conseguiu suprir essa ausência. Culpa do Técnico?

O grande erro de Dunga foi tentar proteger o elenco do assédio desnecessário, arcando com todos os ônus. Por ter confrontado a Globo e por conta do que meu amigo Maurco Mello chama de "espírito de corpo" da impren$inha, passou de anão à madrasta, a Geni da vez.

Sobre Felipe Melo, acredito que o rapaz fez uma boa Copa do Mundo. É um marcador implacável e tem um sentido de cobertura impressionanate.

Gary Lineker, que hoje é apresentador e comentarista da BBC, fez uma matéria de 15 minutos, no final da fase de grupos, mostrando a atuação de Melo no meio campo brasileiro. Ele cobria com perfeição a lateral esquerda, socorria Gilberto no meio e auxiliava Juan e Lúcio fechando a zaga. Portanto, o elogiado sistema defensivo brasileiro funcionou bem devido, também, a participação do volante.

Não creio que Felipe tenha batido muito mais da conta. Exagerou contra Portugal, quando revidou a pancada de Pepe, mas ali ele estava machucado e tinha pedido substituição. Foi pura reação à violência do adversário.

No último jogo, Melo perdeu a cabeça quando deu um pisão em Robben que deitava e rolava pela esquerda. Esse talvez tenha sido o grande erro do camisa 5 em toda a competição.

Ainda no jogo contra a Holanda, pagou pelo erro de Julio Cesar. O goleiro errou a bola que foi para na sua cabeça. Acidente. Depois disso, todo o time acusou o golpe, talvez pelo fato do arqueiro quase infalível ter entregado o ouro. O segundo gol dos laranjas enterrou de vez as pretensões brasileiras e o time me pareceu completamente sem forças para reagir. 

Culpar Felipe pelo fato do time não ter empatado é um tanto simplista, O Brasil não tomou outros gols depois de sua saída e o cara é um volante, dificilmente ajudaria muito no ataque.

Resumindo, muito diferente de 2006, onde tínhamos muito talento e pouco comprometimento, a turma de 2010 foi valente. Ninguém encostou o corpo. A seleção lutou, teve alguns momentos de bom futebol e, só não foi mais longe, por conta de fracas atuações de quem deveria criar e definir, já que a defesa era boa e segura. Uma situação que qualquer time pode viver. Lamento pela recepção que a equipe teve no Brasil.



É, a influência midiática ainda é muito forte e os culpados já tinham sido escolhidos muito antes da desclassificação.

Nenhum comentário: