segunda-feira, 5 de julho de 2010

All African Hearts Africa Are Proud

Em frente à minha casa existe um centro comunitário, onde são comuns festas da comunidade africana de Willesden. Sexta-feira havia mais uma delas programada. A seleção de Gana lutava pela inédita classificação de uma nação africana para as semi-finais de uma Copa do Mundo. Os ganenses penduraram uma imensa bandeira de seu país e senegaleses, angolanos, sulafricanos, jamaicanos, brasileiros e até portugueses, vieram com suas bandeiras para torcer juntos.

O final da história todos conhecem. Pude assistir, pela janela, a tristeza daquela gente no final da partida. Vendo a saída dos derrotados, escrevi no Twitter e no Facebbok que "All african hearts are broken".

Mas o povo africano é extremamente positivo e, muito rápido, passaram da depressão para a euforia. O que foi motivo de decepção na sexta, virou motivo de orgulho no domingo. 

Ontem à tarde, o time ganense foi recebido em Soweto como heróis. Não são apenas os imigrados que se juntam para compartilhar, Os africanos em geral possuem muita identificação. Alguém já viu uma pessoa vestindo uma blusa estampada com as palavras Europa, América do Sul ou Ásia? E África?

Aqui, no centro comunitário, o bandeirão de Gana estava pendurado outra vez e a comunidade se reuniu para comemorar a heróica performance das "Estelas Negras da África". O que foi, até pelas circunstâncias, motivo de dor virou orgulho. E eles festejaram, como só os africanos sabem fazer, até a madrugada.

Fiquei pensando que religião e guerra podem unir várias nações sob a mesma bandeira, mas o futebol extrapola tudo isso. Uma Copa do Mundo é capaz de transformar derrotados em vitoriosos.

              
                                                       

Nenhum comentário: