Em comum, todos tem um sorriso permanente estampado no rosto. Sorriso plastificado. Nem disfarçam mais, fazendo “cara de conteúdo”. Difícil discernir entre os locutores que fazem televendas, os humoristas do CQC e os telejornalistas encarregados das coberturas esportivas. Eles estão permanentemente de bom humor e tratam o telespectador como um imbecilóide, como a criança que recém migrou do show da Xuxa para a adolescência das coberturas esportivas e que, se tudo der certo, em breve se tornará bovinamente “consumidor de notícias” do Jornal Nacional.
O mais curioso é que os mentores dessa imbecilização generalizada se alimentam de preconceitos antigos para suas “sacadas” modernosas. Nascem daí momentos imperdíveis de nosso telejornalismo, como o que o SporTV produziu sobre o Paraguai, a título de fazer uma graça. Houve, sim, um tímido pedido de desculpas (mas eles continuam pensando a mesma coisa sobre o Paraguai, só lamentam não poder dizer isso em voz alta). É produto genuinamente brasileiro, como a jabuticaba: um tele-entretenimento jornalístico que ganha dinheiro reproduzindo a própria ignorância.
PS: Um leitor do Viomundo me enviou um e-mail dizendo que havia denunciado a SporTV ao jornal paraguaio La Nación, inclusive postando no You Tube o vídeo imbecilizante da emissora. Infelizmente, não consigo localizar a mensagem para dar crédito ao internauta.
PS 2: Com a ajuda da Conceição Oliveira, reconstituí o “ciclo” da denúncia contra a SporTV. Foi o Vinicius Duarte que divulgou primeiro no twitter (ele tem o blog Com Fel e Limão*); a partir disso, o blog do Esquerdopata (do Valdir Fiorini) encaminhou a denúncia ao jornal paraguaio ABC Color (uma vez que a Globo bloqueia o conteúdo fora do Brasil, o blog cuidou de subir o vídeo no You Tube). Só depois disso outro jornal paraguaio, o La Nación, publicou.
Nota: * Member of NCDJ BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário